Montes Claros anuncia 102 leitos para Covid depois de vídeo em redes sociais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros anuncia 102 leitos para Covid depois de vídeo em redes sociais

GIRLENO ALENCAR

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na tarde de ontem (5) que contratou mais 102 leitos para o atendimento aos pacientes com Covid-19 em Montes Claros, sendo 20 deles de CTI, para desafogar o quadro atual. Porém uma falha na comunicação acabou gerando uma reação adversa, pois um vídeo nas redes sociais mostrou um hospital particular com vários leitos desocupados e questionando a posição do município. Apesar das negociações terem sido iniciadas há vários meses, a Prefeitura anunciou os novos leitos através de entrevista e com isso, o autor do vídeo saiu capitalizando como sendo dele o responsável por novos leitos de Covid.       

O boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira mostra que Montes Claros está com 96% dos seus leitos clínicos ocupados com pacientes com Covid-19, em marca inédita desde quando surgiu a doença na cidade. Esse número está com 90% do limite de segurança. Nos leitos de UTI, o indicador é de 87, mas nos particulares é de 43%. No início da semana foi informada a negociação com dois hospitais particulares da cidade, para a contratação dos leitos. Até o início da tarde de ontem (5), a Prefeitura de Montes Claros ainda não tinha divulgado qualquer esclarecimento sobre a contratação dos novos leitos, pois isso foi realizado apenas durante entrevista da secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta a uma emissora de TV da cidade. 

Na entrevista, Dulce Pimenta anunciou que os 102 leitos foram conseguidos com o fechamento do Pronto Atendimento Alpheu de Quadros, que passou a receber 35 pacientes, 35 novos leitos no Prontosocor e que inclusive os pacientes de outras doenças que estavam internados ali foram transferidos, pois ficarão no hospital apenas pacientes Covid e foram abertos mais 12 leitos no Hospital Universitário. Também foram contratados 20 leitos de UTI em dois hospitais particulares. Dulce Pimenta alega que isso alivia a situação vida na rede hospitalar. Na quinta-feira, 196 pessoas estavam internadas em hospitais da cidade, sendo 159 de Montes Claros.