Montes Claros alinha ações para tolerância zero da Covid-19 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros alinha ações para tolerância zero da Covid-19

GIRLENO ALENCAR

As instituições da área de defesa social se reuniram na manhã de ontem (25) em Montes Claros na sede da Regional Integrada de Segurança Pública (RISP), quando alinharam as medidas que serão colocadas em prática como prevê o Decreto Municipal 4.137, que estabelece “Toque de Recolher” em Montes Claros a partir das 21h30 para impedir a propagação da Covid 19. A primeira providência foi fechar a avenida Deputado Esteves Rodrigues, a partir das 21h30, onde sempre ocorre “rolezinhos”. Depois promover blitzen em várias avenidas da cidade. No primeiro momento, será feita uma campanha de orientação a quem foi flagrado. Cada pessoa será multada por agente de trânsito e ainda por agente sanitário, podendo ainda ser conduzido para a Delegacia de Polícia, acusado de crime contra a saúde.

O Decreto 4.137 tem causado polêmica em Montes Claros e dividindo a população, com muitos entendendo que o prefeito Humberto Souto agiu corretamente, como forma de impedir a prorrogação da doença. Porém, outras pessoas entendem que as medidas adotadas são radicais e foram elaboradas com base na visão do prefeito, com seus 86 anos de idade e portanto, do grupo de risco e sem observar que coloca em risco o emprego de mais de 1.000 pessoas ao todo. Se queixam ainda que é contraditório o prefeito determinar essas medidas, pois recentemente ele publicou normas para permitir a retomada das aulas na cidade. Outras pessoas alegam que o aumento do casos na cidade é reflexo do Carnaval, pois muitas pessoas foram curtir a folia em cidades no litoral e retornaram com o vírus da Covid-19.

A secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, alerta que se não reduzir os indicadores do novo coronavírus na cidade, poderão ser adotadas medidas mais rigorosas. No entanto, ela não informou quais são as medidas que poderão ser adotadas, mas os rumores é de decretar o lockdown, com o fechamento de toda a cidade. Os trabalhadores que atuam com delivery ameaçam uma manifestação em Montes Claros para permitir que possam trabalhar, na entrega principalmente de alimentos. São aproximadamente 1.500 pessoas. O secretário municipal de Defesa Social, Anderson Vasconcelos explica que a Guarda Municipal, MCTrans, Polícia Civil e Polícia Militar agirão de forma rigorosa nesses 10 dias, para impedir o descumprimento das normas fixadas.

Os rumores de que a Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (MCTrans) aplicaria multas em motoristas que estiverem dirigindo, sem usar máscara, foi desmentida pelo órgão. Em nota, a MCTrans alertou sobre a fake news e esclarece que “está circulando, nas redes sociais, uma mensagem que informa que condutores serão multados se não usarem máscaras dentro dos veículos. Essa informação é falsa. Antes de curtir, comentar e até compartilhar informações duvidosas, busque uma fonte de informação oficial e esclareça todas as suas dúvidas. Para mais informações, favor entrar em contato com o setor de Comunicação da MCTrans”, destaca.