Montes Claros adquire 50 mil testes rápidos contra a Covid-19 - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros adquire 50 mil testes rápidos contra a Covid-19

GIRLENO ALENCAR

O diagnóstico urgente de pacientes suspeitos de Covid-19 é fundamental para a elaboração de estratégias de combate à pandemia de coronavírus. Pensando nisso, a Prefeitura de Montes Claros está adquirindo testes rápidos que serão utilizados pela Rede da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. Serão adquiridas 50 mil unidades do kit para teste rápido imunocromatográfico, do tipo imunoensaio de fluxo lateral qualitativo, para a detecção da Covid-19. O teste será utilizado em diagnóstico in vitro. Segundo o edital do processo de licitação, o kit deverá conter todos os insumos para coleta da amostra.

A empresa vencedora da licitação deverá entregar 10 mil unidades imediatamente, e o restante de forma parcelada. A licitação foi dividia em dois itens, um deles exclusivo para a participação de empreendedores individuais, micro e pequenas empresas. A sessão pública do processo será realizada por meio eletrônico no dia 7 de fevereiro. Porém, essa semana Montes Claros iniciou a testagem em massa de casos suspeitos, usando o estoque liberado pelo SUS.

Ontem, o GAZETA acompanhou a testagem no bairro Major Prates. Erica Barral, do Posto de Saúde do bairro explica que em média são realizados de 40 a 50 testes rápidos por dia e o que impressiona é a quantidade de casos positivos, pois dá em média 60%.

O teste rápido é recomendado para ser feito entre o terceiro e sétimo dia dos sintomas. O exame RTPCR depois de 10 dias de sintomas, mas eles não estão sendo realizados. Na manhã de ontem (27) a dona de casa Rose Maia foi levar a sua filha Geovana, de 15 anos, para fazer a testagem. Ela explica que fez o exame dois dias antes e testou positivo. Sua filha fez e deu negativo. Por isso, tomou a iniciativa de fazer novo exame para saber por qual motivo a filha que reside com ela não registrou a doença.