A grande quantidade de chuvas registrada em Montes Claros acendeu o sinal de alerta para a proliferação da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue promoveu reunião na nova Prefeitura e contou com a participação de representantes de órgãos públicos, de empresas e entidades que atuam diretamente no Comitê. Na reunião foi destacado que o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado no município apontou um índice de 4,2% (mais de 4 vezes o preconizado pelo Ministério da Saúde), o que levanta um alerta para que os cuidados sejam redobrados.
A chegada das chuvas acende o alerta para a multiplicação de focos do mosquito Aedes aegypti, por isso, os membros do Comitê discutiram ações para tentar evitar um surto na cidade. Uma das soluções aprovadas será a realização de um ‘Dia D’ de combate à dengue, que deverá ser promovido no próximo dia 22. “Mais de 90% dos focos do mosquito estão nas residências, por isso é necessário que a sociedade participe desta ação. São necessárias campanhas de conscientização, mas também precisamos de ações práticas. Por isso, um grande mutirão de limpeza deverá ser eficiente”, destacou a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta.
O ‘Dia D’ de combate à dengue terá o objetivo de conter o acúmulo de água da chuva através da retirada de inservíveis das casas. A princípio foram selecionados 74 bairros identificados com os maiores números de focos do mosquito Aedes aegypti. A ação deverá contar com a participação de quase 500 pessoas, 76 caminhões e 38 caminhonetes. No dia a dia, a Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem intensificando as ações nos bairros em que foram registrados mais focos para impedir a reprodução do mosquito. Equipes do CCZ têm feito visitas frequentes nas residências, para identificar possíveis focos. Da mesma forma, algumas equipes têm realizado palestras em empresas, para conscientizar sobre a importância dos cuidados em suas dependências. É importante destacar que toda a população tem um papel fundamental nesta luta, uma vez que 97% dos focos do mosquito estão dentro das casas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)