Montes Claros abre envelopes para obra do interlagos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros abre envelopes para obra do interlagos

Será aberta hoje (22), às 11 horas, a sessão de abertura do envelope com a proposta das empresas Cepol e Edificações Polo para a obra de revitalização da Lagoa do Interlagos, em Montes Claros. A outra empresa que apresentou a proposta foi desclassificada, por não preencher as planilhas exigidas. Se a planilha for referendada, as obras podem ser iniciadas em pouco tempo, acabando com a luta da Associação dos Amigos do Interlagos, que desde 2015 abriu essa mobilização. A obra contará com a verba de R$ 1,5 milhão, liberado pelo Estado, com emenda do deputado Tadeuzinho Leite. Será concluída a calçada em torno da lagoa.

O secretario municipal Guilherme Guimarães, que é vice-prefeito explica que o projeto de revitalização propõe a retirada das tabuas e outras vegetações que estão dentro da lagoa, mas isso depende da liberação de duas escavadeiras, para remover essas plantas. Porém ele alerta que isso deverá ocorrer apenas em abril de 2022, pois terá que esvaziar toda lagoa e ainda dependerá da autorização do Ibama, que em 2019 tinha negado essa permissão, mas pediu um estudo. Além disso, será feito o desassoreamento e recuperar a comporta da barragem, que está estragada.

Criada na década de 1970, pelo então prefeito Antonio Lafetá Rebello, como forma de equilibrar os impactos causados pela alta temperatura de Montes Claros. A lagoa foi formada pelas águas do córrego Melancias, além da drenagem que vem do bairro Independência e Vila Real e das chuvas. O local é um dos principais pontos turísticos da cidade. (GA)