Montes-clarenses é destaque no desafio de startups - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes-clarenses é destaque no desafio de startups

O engenheiro ambiental e sanitarista Pedro Bicalho Maia, de Montes Claros, foi destaque no desafio de startups do saneamento com foco em resíduos sólidos que aconteceu durante o 14ª Seminário Nacional de Resíduos Sólidos organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Os empreendedores apresentaram seus projetos para uma comissão julgadora, que avaliaram critérios referentes à aderência ao desafio, potencial de escala, empreendedorismo, potencial de inovação e maturidade da proposta desenvolvida. O montes-clarense apresentou o projeto “Zero”.

Segundo Pedro Bicalho, o projeto surgiu pela sua indignação com a destinação de embalagens recicláveis para aterros sanitários e até mesmo para lixões, ocasionando sérios problemas ambientais e de saúde pública, além de finalizar o ciclo de materiais que poderiam ser utilizados como matéria prima para fabricação de novas embalagens, proporcionando a diminuição da demanda de matéria prima bruta (bauxita, petróleo, celulose e outras), diminuição do impacto ambiental com o encurtamento da cadeia produtiva, economia de água, energia elétrica e diminuição da emissão de gases estufa, e ainda gerar empregos local com a comercialização destas embalagens que estavam sendo enterradas.

A Zero é uma máquina de coleta automatizada de embalagens recicláveis, que funciona através de um aplicativo que calcula a Pegada Ambiental do usuário, que é a economia de água, energia elétrica e de emissão de gases estufa proporcionada pela inserção destes recicláveis na cadeia produtiva, encurtando o processo industrial para fabricação de novos produtos.  A primeira Zero foi instalada em dezembro de 2020, na rua Raul Corrêa, nº 80, e esta semana foi instalada uma zero na multinacional Novo Nordisk, onde irá realizar a coleta das embalagens recicláveis geradas nas residências dos mais de 1000 funcionários da empresa. (GA)