Montes-clarenses criam robô para combate ao Aedes aegypti - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes-clarenses criam robô para combate ao Aedes aegypti

GIRLENO ALENCAR

Uma equipe de 10 estudantes de Montes Claros, identificada como OSS. TEC (Organização Sétimo da Saúde) ganhou o primeiro lugar na categoria Middle 2, da fase regional do Torneio Brasileiro de Robótica – TBR, em Belo Horizonte. A conquista foi com um trabalho de estudo ‘Como Arma ao Combate do Aedes Aegypti’. Com essa classificação a equipe irá representar Montes Claros na fase nacional do Torneio Brasileiro de Robótica que acontecerá no Rio de Janeiro, em dezembro.

O nome escolhido pela equipe faz referência à OMS, e ao tema geral do TBR este ano: Saúde. Já o nome do Robô, Snaking, traduzido, quer dizer Rei Cobra. Marca com uma cobra enrolada a um cajado, assim como o símbolo da OMS. A etapa regional do evento aconteceu em Belo Horizonte, na Fundação Helena Antipoff, nas categorias: High, Middle 1 e Middle 2. A Modalidade Middle 2 reúne jovens com faixa etária entre 12 e 15 anos de idade e objetiva despertar seus integrantes ao universo das ciências e das tecnologias com possibilidades reais de identificar talentos.

Com essa classificação a equipe irá representar Montes Claros na fase nacional do Torneio Brasileiro de Robótica que acontecerá no Rio de Janeiro, em dezembro. Enquanto isso os estudantes estão se preparando para as várias etapas do evento que vão desde às salas de avaliação até as mesas de desafio prático.