A montes-clarense Tatiana Ribeiro Viana, PhD em Direito Internacional, Público e Comparado pela Sapienza Università di Roma, na área de Direito Espacial, que atualmente mora e atua na Itália ministrará palestra ‘Direito Espacial e aplicações satelitais: evolução histórica e perspectivas futuras’ em Montes Claros, na próxima terça-feira (29), às 10h, em atividade é organizada pela Unimontes. A palestra será aberta gratuitamente ao publico, com transmissão pelo canal: youtube.com/unimontesmg.
Desde a década de 1990 que a Unimontes recebeu um telescópio de grande porte, que foi doado com o objetivo de implantar em Montes Claros um planetário. Mas a ideia não foi adiante. Aliado a isso, em 20 de maio de 1947 o distrito de Extrema, em Bocaiuva, sediou as pesquisas com os principais pesquisadores do mundo. Na ocasião do eclipse total do sol de 20 de maio de 1947, cientistas fizeram observações que tinham como objetivo a comprovação da Teoria da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein. Os testes com tal finalidade foram desenvolvidos por Georges van Biesbroeck (1880-1974), astrônomo belga radicado nos Estados Unidos (Observatório de Yerkes), um dos principais nomes da missão científica americana que esteve em Bocaiuva.
Já tinham sido feitas as primeiras experiências sobre a teoria de Einstein durante o eclipse total do sol de 1919. Mas a comunidade científica optou por fazer novos testes no eclipse solar de 1947, com a missão sendo entregue ao renomado Biesbroeck, que, ao aceitá-la, construiu no acampamento de Extrema um telescópio de seis metros de altura. Ele retornou ao local três depois do eclipse, para dar continuidade aos estudos.
Com vasta experiência e uma das principais referências mundiais no tema direito espacial, a egressa da Unimontes é integrante do Instituto Internacional de Direito Espacial (IISL), com sede em Paris; da sociedade Italiana de Direito Internacional (SIDI), sediada em Roma; e da delegação brasileira no Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (Uncopuos) – Subcomitê Jurídico. Além disso, é membro fundadora da Academia Internacional de Estudos Espaciais (IASS), com sede em Florianópolis; e faz parte da Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA), sediada no Rio de Janeiro,
“O objetivo da live é promover uma discussão mais ampla na academia. Além disso, queremos envolver toda a comunidade acadêmica, com a participação efetiva de especialistas de várias áreas do conhecimento da nossa Universidade e também dos acadêmicos”, afirma a vice-reitora da Unimontes, professora Ilva Ruas Abreu. “Nossa proposta é, brevemente, aprofundar as parcerias e convênios com instituições internacionais que já trabalham com o tema direito espacial”, acrescenta a vice-reitora.
“A palestra terá uma introdução sobre o binômio direito internacional/nacional das atividades espaciais, para após focalizar na cooperação internacional em matéria espacial, e os benefícios advindos das aplicações das tecnologias de satélites”, adianta a Tatiana Ribeiro. Ela explica que, na sequência, serão tratados outros temas como o problema atual da sustentabilidade das ativadas espaciais: risco de colisões de objetos espaciais, detritos espaciais, exploração de recursos espaciais e uso militar do espaço. A live será finalizada com uma apresentação dos desafios e oportunidades para os juristas e técnicos que operam na área espacial. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)