Montes-clarense empossado em Conselho Nacional de Irrigação - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes-clarense empossado em Conselho Nacional de Irrigação

Flávio Gonçalves Oliveira, Doutor em irrigação e engenheiro agrícola pela UFV, foi empossado, nessa terça-feira (27), em Brasília-DF, como Diretor administrativo-financeiro da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), entidade com longa e importante trajetória de apoio e desenvolvimento da irrigação e drenagem no Brasil, criada há 51 anos.

Flávio integra a equipe do Presidente Sílvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, que têm mandatos até 2027. A Abid tem o intuito de ampliar o conhecimento sobre técnicas agrícolas e disseminar a irrigação no País por meio de ações continuadas no setor. Ao longo dos anos tem auxiliado no desenvolvimento do setor agrícola, que alcançou maturidade nos seus 8,2 milhões de hectares irrigados e cujo reconhecimento de sua importância se expressa na segurança alimentar, na grande expansão anual dos sistemas de alta eficiência de usos dos recursos hídricos e no grande potencial de crescimento nos próximos anos.

Para o professor, é necessário aprimorar e expandir essas práticas para garantir a segurança hídrica e o aumento da produtividade agrícola.

“Pretendo representar a nossa região à altura, como ela merece. Comprometo-me a trabalhar em conjunto com os demais diretores e associados para buscar soluções inovadoras e promover o desenvolvimento sustentável do setor”, destacou. 

Experiência

O montes-clarense tem vasta experiência na área acadêmica com publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Coordenador de graduação e pós-graduação em universidades públicas e privada. Autor e coautor de livros. Professor de física, máquinas agrícolas, hidráulica e hidrologia, irrigação e drenagem, desenho técnico, administração rural, economia rural para cursos do ensino médio e técnico, Agronomia, Zootecnia e Engenharia Agrícola e Ambiental, na especialização em Recursos Hídricos e Ambientais. Projetista de irrigação e estruturas hidráulicas desde 1995, com experiência em Angola na África e em Israel.

Diretor Financeiro da Sociedade Rural de Montes Claros; Presidente da FUNDETEC; Diretor da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem; e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande desde 2021, tendo sido de sua câmara técnica consultiva anteriormente.