Montes-clarense é empossada na vice-presidência do Conselho Estadual de Educação - Rede Gazeta de Comunicação
Montes-clarense é empossada na vice-presidência do Conselho Estadual de Educação

A montes-clarense Jussara Maria de Carvalho Guimarães foi empossada na presidência do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, que tem como presidente o professor Felipe Michel Braga e a professora montes-clarense. Ela é da Universidade Estadual de Montes Claros. A solenidade teve o formato virtual, obedecendo ao protocolo de restrições por causa da pandemia do novo coronavírus. O mandato terá vigência até dezembro de 2023.   Na oportunidade, os novos gestores apresentaram os cinco pilares para o próximo biênio do Conselho: aprimorar as normativas (atualização e produção de orientações para o Sistema Mineiro de Educação); ampliar a cooperação (fortalecer a colaboração com órgãos estaduais, instituições nacionais, públicas e não governamentais), promover inovações institucionais (expansão da modernização institucional, digitalização de serviços e maior transparência), institucionalizar mudanças positivas (busca pela perenidade das melhorias conquistadas) e gestão participativa (escuta ativa na materialização de ideias e melhorias progressivas nos processos e projetos).

O assessor especial do Governo de Minas Gerais, coronel Carlos Henrique Guedes, se pronunciou como representante do Estado. Em sua mensagem, destacou a importância do Conselho Estadual de Educação e como suas políticas e diretrizes colocam o Estado de Minas Gerais no caminho de importantes conquistas sociais e de cidadania. Em sua mensagem de posse, o presidente Felipe Michel Braga considerou que, “nesses tempos desafiadores que vivemos, seja pela pandemia, seja pelas polarizações, devemos repactuar a missão do Conselho: promover a excelência da Educação em Minas Gerais, por meio da aplicação e aprimoramento contínuo dos sistemas normativos e cooperação com órgãos afins e sociedade”. O dirigente fez uma menção honrosa aos dirigentes anteriores, que contribuíram para a história de trabalho e conquistas do órgão, e, em seguida, agradeceu à professora Jussara Guimarães por ter aceitado a parceria para conduzir os trabalhos do Conselho. Destacou o CEE-MG como, por vocação, “uma casa de diálogo e moderação (…), espaço de convergência e de resolução de conflitos e desavenças”.

“Nossa proposta é trabalhar, e muito, pelos estudantes e escolas, fazendo a coisa certa e do jeito certo. Com o cuidado e com a escuta que se fazem necessários para conciliar tantos atores e tantas visões de mundo. Sabemos que essa energia é transformadora, que juntos, e apenas juntos, poderemos superar os desafios que estão à nossa frente”, enfatizou o novo presidente. Graduado em Economia (UFMG) e em Administração Pública (FJP), ele é servidor de carreira do Estado, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro, mestre em Análise e Administração de Políticas Educacionais Internacionais pela Universidade de Stanford (EUA).

A professora Jussara Guimarães é a terceira mulher nos 59 anos de história do CEE-MG a assumir a função de vice-presidente, sendo a primeira docente da Unimontes a ocupar a cadeira executiva. Em seu discurso, narrou os exemplos e incentivos familiares para seguir a carreira como educadora e fez um agradecimento especial aos gestores, professores, servidores e alunos que contribuíram com a sua trajetória profissional na Unimontes, onde exerceu diversos cargos e funções nas áreas de graduação, pós-graduação e de extensão.

“Ao longo desses anos, o CEE viveu gestões muito marcantes e sempre em defesa da educação mineira. Adquiriu o respeito do poder público e da sociedade apresentando um portfólio irretocável de serviços e uma imagem respeitada perante toda a sociedade. Chego nesse momento com muito entusiasmo. Honrarei essa história e darei minha contribuição na construção e inovação das nossas práticas, de novos projetos e novas ações. Sinto-me preparada para os desafios que nos apresenta nestes momentos atuais”, destacou a nova vice-presidente.

Ainda durante a posse, ela evidenciou o trabalho que pretendem realizar na busca por parcerias com o Executivo, Legislativo e com o Judiciário, com os demais estados brasileiros e os municípios. “Manteremos e estreitaremos essas relações institucionais para defendermos leis que impulsionem o desenvolvimento da educação em todos os seus aspectos”, finalizou. A professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães é graduada em Pedagogia, com especialização em Supervisão Educacional e mestrado e doutorado em Geografia (UFU). É pós-doutora em Sociologia da Infância. Pela Unimontes, atuou como docente em cursos de extensão, graduação e pós-graduação e já esteve como coordenadora de diversos projetos e programas estratégicos como o Procap, UAB, Veredas, Bioeducar e Nina, além de responder pela Pró-Reitoria de Extensão por oito anos. Em nível nacional, foi presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão do Sudeste e na coordenação do curso de capacitação de conselheiros tutelares. Atua como pesquisadora e consultora nas áreas de aprendizagem, escolas públicas, professores, crianças e educação ambiental.

Nos últimos dois anos, ela atuou como conselheira do próprio CEE-MG na Câmara de Ensino Superior e na Câmara de Planos e Legislações. Foi a relatora do parecer que culminou com a criação da Educação Plurilíngue no Sistema de Ensino de Minas Gerais. Presidiu a Comissão e foi relatora da implantação da Normatização da Educação Plurilingue no Estado de Minas Gerias, e da Educação Profissional Técnica e Tecnológica no Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: