Montes-clarense Cyntia Pinheiro é uma das homenageadas do Psiu Poético - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes-clarense Cyntia Pinheiro é uma das homenageadas do Psiu Poético

O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Virtual Montes – Cursos de Informática e a Agência Elefantte, divulgou a lista de homenageados do 35º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético ‘AnteVerbo’. O tradicional festival será realizado entre os dias 4 (Dia Municipal da Poesia) e 12 de outubro, nas plataformas digitais e redes sociais. Como acontece todos os anos, o Psiu vai homenagear seis poetas que atuam na popularização e no desenvolvimento do fazer poético, na região e no país: Cyntia Pinheiro, de Montes Claros; Sidneia Simões, de Belo Horizonte; Edson Pereira Lopes, de Buritizeiro/MG; Claudio Willer, de São Paulo/SP; Sady Bianchin, de Niterói/RJ; e Wélcio de Toledo, de Brasília/DF.

Ela é a única montes-clarense entre os homenageados, Cyntia Cybelle Pinheiro Barbosa nasceu em Montes Claros, mas foi registrada em Taiobeiras. Vivendo em Moc desde 1997, ela é escritora, libretista, ilustradora, artista plástica, professora de Canto e História da Música, maquiadora e produtora cultural. Graduada em Educação Artística e pós-graduada em Arte-Educação pela Unimontes, possui publicações em poesia: Desatados, nós (2009) e Rimas para corações quentinhos (2021 – sendo este infantil); um livro de Reflexões Matutinas (2021); livros de contos: Continho, conto, contão, casinho, caso, casarão (2020) e Como morrem as Marias (2021). Libretista das óperas A Rosa e o Cravo (estreou em 2019) e Xica da Silva (ainda em composição musical).

Possui ainda dois trabalhos publicados como ghostwriter (2010 e 2019); e participação em duas antologias: Poesia na escola (2021) e Era uma vez (2021). Escreveu e realizou vários musicais levando o nome do Conservatório Lorenzo Fernandez, entre eles: Música na década de 1980, Chico Buarque – nas voltas do meu coração, Grande mundo pequenino, Nosso canto, O olhar de Deus, Ao nordeste com amor. Roteirista do espetáculo resultado do projeto ‘Quatro Cantos’ da professora Babaya (2006). Possui dois romances em fase de revisão para serem publicados.

“Eu só fui perceber a importância de ser indicada para ser homenageada no 35º Psiu Poético quando fui convidada para dar uma entrevista e a repórter me informou que eu era a única escritora de Montes Claros a fazer parte deste quadro no ano de 2021. Somos seis homenageados de vários lugares do Brasil e, sendo a única de Montes Claros, é uma responsabilidade e uma honra tão grande que não posso mensurar. Nossa cidade tem grandes escritores, academias de Letras, poetas, professores, enfim, muita gente merecedora de algo assim, então, ser escolhida pelos organizadores do evento é algo que me deixa lisonjeada e em completo êxtase! Escrever é mesmo minha mais deliciosa habilidade. Espero poder representar bem os escritores montes-clarenses e os taiobeirenses, já que Taiobeiras também é minha terra, e continuar tendo inspiração para escrever cada dia mais e melhor! Minha gratidão por tanto!”, reflete.

PSIU POÉTICO | Durante os 35 anos de programação do Psiu Poético, a poesia sempre foi levada a diversos locais da cidade. Neste ano, como se trata de um novo formato em construção, a poesia chegará a todos os lugares do planeta, virtualmente. O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento nacional do gênero. (GA)

%d blogueiros gostam disto: