GIRLENO ALENCAR
O Comitê Extraordinário Municipal de Covid-19 aprovou ontem (23), em sua primeira reunião deste ano o aumento nas medidas de prevenção e combate à doença em Montes Claros e por isso eliminará algumas flexibilizações que foram concedidas. O comitê voltou a se reunir depois de três meses e além dos órgãos públicos, contou com as presenças dos presidentes da Associação Comercial e Industrial (ACI), Leonardo Vasconcelos e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ernane Ferreira Silva. Porém, o comércio não será afetado nesse momento. As propostas serão levadas ao prefeito Humberto Souto, que definirá quais providências serão tomadas, com um diferencial que serão estipulados prazos, de 15 dias para reanalisar o quadro e as medidas.
Na reunião, a secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, mostrou que nesse final de semana a ocupação dos leitos clínicos para o Covid-19 chegou a 88% e isso é sinal de alerta. Montes Claros está com 78% dos seus leitos de UTI Covid ocupados na rede pública. Na rede particular, são 57% dos leitos. O curioso é que no dia 12 de fevereiro a cidade chegou a 94% dos leitos clínicos do SUS ocupados, em situação nunca registrada até então. O procurador-geral do município, Otávio Batista Rocha Machado explicou que a situação está preocupando o prefeito Humberto Souto, que analisa quais medidas devem ser tomadas. O foco será os eventos clandestinos em sítios e ainda as aglomerações em bares e restaurantes e evitar as aglomerações.
Os dados do boletim mostram que Montes Claros está com uma prevalência de casos de Covid-19 superior a de Minas Gerais, pois tem 4.415,6 para cada 100 mil habitantes, enquanto Minas Gerais está com 3.979,3 e o Brasil com 4.838,6. A incidência em Montes Claros é de 18,3, enquanto Minas Gerais tem 70,6 e o Brasil com 65,45. A taxa de letalidade é de 1,5, enquanto Minas Gerais tem 2,1 e o Brasil com 2,4. A taxa de mortalidade é de 67,2 e Minas Gerais com 83,8 e o Brasil com 117,3. Montes Claros está com 18.075 casos confirmados de Covid-19 e 275 mortes.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)