A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) da Prefeitura de Montes Claros, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), acaba de lançar o edital de um chamamento público que visa selecionar propostas provenientes de organizações da sociedade civil interessadas em celebrar termo de colaboração para o fomento de projetos de preservação e conservação do meio ambiente.
O edital prevê financiamento remuneratório de até R$ 100 mil para a execução de barramentos na calha do rio Traíras, que está localizado na região da comunidade rural de Morro Vermelho, distante cerca de 30 quilômetros da sede do município. O valor inclui o material necessário para a realização do projeto que deverá ter, no mínimo, seis barramentos ao longo do leito do rio.
As propostas serão avaliadas e pontuadas por uma comissão de seleção. Entre os critérios para a escolha dos projetos estão a viabilidade técnica, a exequibilidade do projeto e o impacto ambiental e social na comunidade. O resultado preliminar do processo será divulgado no dia 19 de dezembro, e a sua homologação ocorrerá em 10 de janeiro de 2023.
As entidades interessadas podem se inscrever, a partir de 4 de novembro, entre 8 e 13 horas, na sede do CODEMA, que está localizada na avenida José Corrêa Machado, nº 900, no bairro Ibituruna. O edital do processo pode ser consultado no site oficial da Prefeitura de Montes Claros.
Hoje (7/11), às 19 horas, a grande Loja de Minas Gerais discutirá o projeto de barragens subterrâneas, que pretende recuperar as veredas do Norte de Minas. Será realizada sessão conjunta no Palácio Maçônico, com as lojas Arlindo dos Santos, Delta Sagrado, Lealdade e Justiça e Operários de Salomão. Cada barragem submersa está orçada em R$ 50 mil.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) está levando educação ambiental para as escolas da cidade. Desta vez foi na Escola Municipal Dominguinhos Pereira, que funciona do CAIC do bairro Maracanã, região sul da cidade, receber os trabalhos. As atividades incluíram palestra, doação de 80 mudas e abertura dos berços para o plantio. Os alunos foram orientados por Kellen Abreu e Ana Cristina Ramos, da Gerência de Educação Ambiental da SEMMA. Foram abordados temas como destinação correta do lixo caseiro; coleta de lixo e reciclagem; degradação do meio ambiente por interferência humana; descarte correto de óleos; poluição atmosférica; prevenção de queimadas; plantação e cuidados com as mudas.
O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Montes Claros, Soter Magno, afirmou que o objetivo da educação ambiental nas escolas é a formação da consciência de preservação e de cuidado com o meio ambiente, e que os estudantes sempre se tornam agentes multiplicadores dos conteúdos com os familiares e amigos. (GA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)