Ministro visita Norte de Minas para ver danos causados pelas chuvas - Rede Gazeta de Comunicação
Ministro visita Norte de Minas para ver danos causados pelas chuvas

GIRLENO ALENCAR

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o coordenador nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, estarão hoje em Salinas, a partir das 14 horas, para verificaram os danos causados pelas inundações. Antes, eles estarão em Almenara. O presidente da República, Jair Bolsonaro, editou Medida Provisória (MP) que abre crédito extraordinário, no valor de R$ 700 milhões, em favor do Ministério da Cidadania. A medida visa o enfrentamento das consequências das fortes chuvas que acometeram diversas regiões do Brasil, principalmente os estados da Bahia e de Minas Gerais, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas, em decorrência de alagamentos; deslizamentos de terra; e danos à infraestrutura local, com interdição de estradas, quedas de pontes e viadutos e interrupção de fornecimento de energia elétrica e água potável.

Cabe esclarecer que a abertura do crédito extraordinário em questão não afeta o teto de gastos e nem o cumprimento da meta de resultado primário. No sábado, as guarnições de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, juntamente com a Polícia Militar, Defesas Civis Estaduais e Municipais, Exército Brasileiro, além de membros das prefeituras de Salinas, Rio Pardo de Minas, Rubelita e Porteirinha, continuam os trabalhos de assistência às vítimas atingidas pelas fortes chuvas que caíram no Norte de Minas Gerais. Nesse momento, os trabalhos têm sido concentrados na distribuição de alimentos e medicamentos para a população afetada, além da promoção de assistência médica para os pacientes enfermos. Algumas comunidades rurais ainda permanecem com dificuldade de acesso pelas estradas e estão sendo realizados trabalhos, a fim de normalizar a situação.

Ainda estão sendo realizadas vistorias em pontes e imóveis que tiveram danos em suas estruturas, a fim de que a população possa retornar com segurança para suas casas, visando o retorno à normalidade de modo mais breve possível. No momento, a principal demanda tem sido de produtos de higiene pessoal, de limpeza e água mineral. As doações desses itens podem ser feitas em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros, Bases Comunitárias e quartéis da Polícia Militar.

As cidades mais atingidas, como Porteirinha, Salinas, Rio Pardo de Minas, Rubelita e Taiobeiras tiveram um alívio, pois não apresentaram registro de chuvas na quinta-feira, dia (30), sem alagamentos nas áreas urbanas, todavia, os trabalhos continuam com vistorias em áreas de risco, limpeza das vias, cortes de árvores caídas e outras ocorrências que visem voltar os locais a maior normalidade possível. Em algumas comunidades rurais de Salinas, Rio Pardo de Minas e Taiobeiras há pessoas com dificuldade de acesso. O apoio aéreo está sendo empenhado, principalmente, no transporte de pacientes para hospitais e entrega de medicamentos.

Em Porteirinha alguns afetados estão começando a retornar para as suas residências onde não haja mais risco, sendo continuados os trabalhos de ajuda humanitária e de monitoramento das áreas de risco. Em Rio Pardo de Minas o apoio de aeronaves foi primordial para o transporte de 39 pessoas para abrigos, hospitais e casa de familiares. Em Salinas um helicóptero do Corpo de Bombeiros também está realizando o transporte de pacientes enfermos que necessitam de atendimento médico. Nesta quinta-feira, um bebê precisou ser transportado por um helicóptero para receber atendimento médico. Os quarteis do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão funcionando como pontos de arrecadação de donativos, a distribuição está sob responsabilidade da Defesa Civil Estadual – CEDEC e tem sido feita de maneira periódica. Em Montes Claros, os trabalhos foram de recebimento de donativos por parte da população que está sensibilizada com a situação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: