Ministro vai visitar região para conhecer projeto que já finalizou 15 lixões - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Ministro vai visitar região para conhecer projeto que já finalizou 15 lixões

GIRLENO ALENCAR

O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Sales estará nesta quinta-feira (10), no Norte de Minas, acompanhado do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant e da secretária estadual de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, para encerrar os lixões de Itacambira e Francisco Dumont onde também inaugura uma Usina de Triagem e Compostagem de resíduos, dentro do Projeto “Norte de Minas Sem Lixão”, criado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte). O ministro aceitou convite do Codanorte para essa agenda. Ele descerá em Montes Claros, às 8 horas e segue de helicóptero para as outras cidades.

O secretário-executivo do Codanorte, Enílson Francisco fechou a programação da visita do ministro, que estava condicionada a logística de deslocamento. A proposta inicial é dele ira visitar a cidade de Juramento e anunciar a liberação de recursos para combater o processo de desertificação no Norte de Minas, com base em dados da Universidade de São Paulo. Depois ele segue para Itacambira, onde o presidente do Codanorte, João Manoel Ribeiro, prefeito do município, encerra as atividades do Lixão a céu aberto. A partir de agora os resíduos do município serão encaminhados para o Aterro Sanitário de Mimoso, na zona rural de Montes Claros.

Por fim, na cidade de Francisco Dumont o ministro Ricardo Sales inaugura a Usina de Reciclagem e Compostagem, acabando com o lixão a céu aberto. A UTC foi construída em parceria com o Codanorte. O resíduo que sobrar do processamento será encaminhado ao Aterro Sanitário de Mimoso, em Montes Claros. O presidente João Manoel Ribeiro afirma que o Codanorte é o maior consórcio da área ambiental em Minas Gerais e tem viabilizado vários projetos, como os aterros sanitários de Claro dos Poções e Grão Mogol, além do encerramento dos lixões em outros 12 municípios.

Dentro do Programa Norte de Minas sem Lixões está previsto a construção de mais quatro Usinas de Triagem e Compostagem de Resíduos, com transbordo dos rejeitos para o Aterro Sanitário de Mimoso, na zona rural de Montes Claros. O engenheiro Ambiental do Codanorte, Pedro Bicalho Maia, relata que com estas quatro UTCs em operação, o Codanorte irá finalizar os lixões em mais 22 municípios da região, destinando de forma adequada um montante aproximado 190 tonelada de resíduos sólidos urbanos por dia.