Ministro oferta São Francisco ao Global Reporting Initiative - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Ministro oferta São Francisco ao Global Reporting Initiative

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, propôs à Global Reporting Initiative no Brasil para ajudar no projeto de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e que estão inseridos no Programa Aguas Brasileiras. A proposta é que sejam aplicados recursos privados na iniciativa, que propõe a revitalização das principais bacias hidrográficas do país e onde 26 projetos foram selecionados e serão disponibilizados no portal do MDR, visando conectá-los a organizações e empresas que desejem apoiá-los financeiramente. Dezesseis destes projetos são específicos para o rio São Francisco e dez no Norte de Minas. Na reunião, o ministro frisou que “a água é o nosso principal vetor de desenvolvimento”.

A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional independente que ajuda empresas, governos e outras organizações a entender e comunicar seus impactos em questões como mudança climática, direitos humanos e corrupção. O Clube de Infraestrutura GRI no Brasil realiza reuniões e discussões sobre tópicos específicos do setor. O objetivo da reunião do ministro foi apresentar o cenário de parcerias público-privadas e de concessões de serviços nas áreas de atuação da Pasta, como segurança hídrica, saneamento, habitação e mobilidade urbana.

Segundo Rogério Marinho, grande parte dos esforços para atração de investimentos privados está voltada ao setor de saneamento básico, que garantiu mais segurança jurídica e previsibilidade com a sanção do novo Marco Legal, em julho de 2020. “Temos a consciência de que a maior tragédia brasileira é a falta do saneamento básico. São 100 milhões de pessoas que não têm esgoto tratado, mais de 100 mil quilômetros de rios poluídos e mais de 30 milhões de pessoas que não têm abastecimento de água tratada e que precisam ser assistidas pelo Estado”, destacou o ministro. “É importante que a iniciativa privada ajude o governo brasileiro a superar essa situação”, completou Marinho. (GA)