Ministério Público discute restruturação dos municípios afetados pelas chuvas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Ministério Público discute restruturação dos municípios afetados pelas chuvas

GIRLENO ALENCAR

A Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social do Norte de Minas (CIMOS-Norte), vinculada ao Ministério Público, realiza hoje às 10 horas, uma reunião com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) para discutir estratégias de restauração dos 11 municípios do Norte de Minas mais afetados pelas chuvas. A reunião será organizada pelo promotor João Paulo Fernandes, coordenador regional do CIMOS com os prefeitos dos 11 municípios de Berizal, Curral de Dentro, Monte Azul, Ninheira, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Sabra Cruz de Salinas, São João do Paraíso e Vargem Grande do Rio Pardo.

Na semana passada foi realizada a primeira reunião, pelo Ministério Público, com a participação de várias entidades da área de direitos humanos, quando o foco foi elaborar os projetos de engenharia para, com isso, buscar os recursos financeiros que permitam a realização de obras. O Norte de Minas tem 167 municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas, onde 34 são do Norte de Minas. Os maiores danos foram causados em Salinas e Porteirinha. O Ministério Público abriu uma campanha para socorrer os municípios afetados pelas chuvas.

Porém a situação começa a ficar preocupante nas cidades às margens do rio São Francisco, pois o leito do rio esta aumentando de forma considerável, como em Pirapora, Ibiaí, Januária e São Francisco. Na cidade de Januária várias famílias foram retiradas da área na parte baixa ou mesmo nas ilhas. Já cidade de São Francisco, o monitoramento passou a ser ininterrupto, pois o rio esta com 9 metros de altura. No ano de 1979, ocorreu a maior enchente na área do rio São Francisco, causando vários danos. Com isso, o Governo criou os diques de proteção.