Ministério insere o Norte de Minas em ‘Estado de emergência ambiental’ - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Ministério insere o Norte de Minas em ‘Estado de emergência ambiental’

Clima seco preocupam as autoridades ambientais. Os incêndios entre abril e novembro são recorrentes em várias cidades da região

GIRLENO ALENCAR

O Ministério do Meio Ambientou declarou o Norte de Minas em “Estado de emergência ambiental”, entre os meses de abril a novembro desse ano, conforme a Portaria 78. A medida entra em vigor a partir de 28 de março. O ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite determinou ainda que entre os meses de março a outubro as mesorregiões Campo das Vertentes, Central Mineira, Noroeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. O Decreto permite a contratação dos brigadistas florestais com mais antecedência, de uma forma mais rápida e eficaz para que possam atuar no período de prevenção dos focos de incêndio.

De acordo com a medida, válida até novembro, os órgãos devem adotar no âmbito de suas competências, as medidas necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências e os efeitos dos incêndios florestais. Com o Decreto, é possível contratar brigadistas florestais a tempo de atuar na prevenção e não apenas no combate aos focos de incêndios. O Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) funciona como um sistema de parcerias institucionais que visam proteger o Cerrado. O plano conta com uma estratégia de ação própria e possui como princípios a integração e a cooperação mútua entre as instituições que o compõem.