Mineração em foco: prêmios reconhecem excelência e inovação no setor mineral brasileiro - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Mineração em foco: prêmios reconhecem excelência e inovação no setor mineral brasileiro

No dia 25 de novembro, a revista Brasil Mineral realizou a aguardada Cerimônia de Premiação das Empresas do Ano do Setor Mineral, Personalidade do Ano e Pioneiros da Mineração, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. Em parceria com o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e a Federação Mineira, a premiação reconheceu os maiores destaques do setor mineral, uma iniciativa que já se consolidou há 40 anos como um marco anual para a valorização do segmento.

Na abertura, Sérgio Oliveira, diretor da Brasil Mineral, destacou a longevidade do evento e a parceria recente com o Sindiextra. “Essa premiação visa reconhecer aqueles que mais contribuíram para o desenvolvimento do setor mineral no último ano”, pontuou. Representando o presidente do Conselho Deliberativo do Sindiextra, José Fernando Coura, o presidente do sindicato, Luís Márcio Vianna, ressaltou o papel de Minas Gerais na transição energética. “Nosso estado é um player de destaque em energias renováveis. É uma honra sediar um evento que une a mineração mineira e nacional em discussões tão relevantes.”

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, marcou presença na premiação e destacou a relevância estratégica da mineração para Minas Gerais, estado que é um dos grandes pilares dessa atividade no Brasil. “Estamos em um estado que é o verdadeiro berço da mineração, e para nós é uma enorme satisfação discutir, constantemente, as práticas do setor, buscando formas de evoluir e aproveitar todo o seu potencial. O Brasil possui uma riqueza mineral extraordinária, ainda subaproveitada, e nosso desafio é transformar esse potencial em realidade”, afirmou.

Segundo o líder empresarial, a mineração não é apenas um motor de desenvolvimento para si mesma, mas também para inúmeras outras cadeias produtivas. “Em Minas Gerais, sua influência é especialmente notável na cadeia minero-metalúrgica e em outras áreas, como o agronegócio. Por exemplo, a produção de calcário local é essencial para corrigir o solo do cerrado. Sem isso, dependeríamos de insumos importados, elevando significativamente os custos. Enfrentamos, no entanto, desafios importantes, especialmente na esfera ambiental. Existe uma visão equivocada de que mineração e meio ambiente são antagonistas, quando, na verdade, são aliados. A mineração sustentável pode trazer grandes benefícios ambientais, possibilitando maior produtividade e eficiência em outros setores econômicos”, disse.

Fórum Brasil Mineral: Sustentabilidade em pauta – O evento contou ainda com o Fórum Brasil Mineral, cujo tema, “O Futuro da Mineração e as Mudanças Climáticas”, norteou as discussões. Entre os tópicos abordados estavam a interação da mineração com a sociedade, produção responsável, exploração de terras raras e minerais críticos, além da valorização da floresta em pé e compensações ambientais.

Os painéis destacaram a necessidade de melhorar a comunicação do setor com a sociedade, enfatizando como o mundo moderno depende da mineração. Além disso, iniciativas como o uso de energia limpa, incluindo fotovoltaica, nos processos minerários, foram amplamente debatidas.

O fórum reuniu grandes nomes do setor, como Marcelo Rideg, diretor de Sustentabilidade da Brazilian Nickel Wagner Barbosa, VP de Renováveis, Biofloresta e Mineração Brasil da ArcelorMittal, Fernando Guimarães, gerente de Sustentabilidade da Anglo American Brasil, Denilson Coutinho, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mineração Taboca, Júlio Nery, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Pitágoras Costa, diretor de Projetos e Construção da Aura Minerals, Filipe Scofano Porto, diretor de Exploração Brasil da Ero Brasil, Carlos Boechat, diretor de Tecnologia e Engenharia da Vale, José Augusto Palma, vice-presidente Executivo da Aclara e Recursos João Luis Nogueira de Carvalho, vice -presidente da ABPM. A moderação foi realizada por Rolf Fuchs, conselheiro da Revista Brasil Mineral e presidente da Integratio, e Elmer Prata Salomão, conselheiro da publicação.

Homenagens e premiações – A cerimônia, conduzida por Francisco Alves, editor Executivo da Revista Brasil Mineral, também foi marcada por momentos de celebração e reconhecimento. A homenagem aos Pioneiros da Mineração 2024 foi concedida a Breno Augusto dos Santos e Onildo João Marini (In Memoriam), por suas contribuições ao setor.

Na categoria Personalidade do Ano do Setor Mineral, o destaque foi para Ana Sanches, presidente da Anglo American Brasil e do Conselho Diretor do IBRAM.

As Empresas do Ano do Setor Mineral foram premiadas nas seguintes categorias:

Governança Ambiental:

Brazilian Nickel (Médio/Pequeno Porte) e ArcelorMittal Brasil (Grande Porte)

Governança Social:

Serra Verde Mineração (Médio/Pequeno Porte) e Anglo American Brasil (Grande Porte)

Inovação e Tecnologia:

Mineração Taboca (Médio Porte) e Vale (Grande Porte)

Pesquisa/Prospecção Mineral:

Aclara Resources (Médio/Pequeno Porte) e Ero Brasil (Grande Porte)

Crescimento:

Aura Minerals (Médio/Pequeno Porte) e Vale (Grande Porte)