Minas tem 14 hospitais na lista e um deles é em Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Minas tem 14 hospitais na lista e um deles é em Montes Claros

ÉLID NORONHA

O ‘The World’s Best Hospitals 2024’ é uma pesquisa realizada anualmente pela Statista, em parceria com revista americana ‘Newsweek’, no qual objetiva avaliar hospitais de vários países, através de um ranking.

A edição 2024 do ‘World’s Best Hospitals’ avaliou 2,4 mil hospitais de 30 países. Infelizmente, de acordo com a pesquisa, o Brasil não se encontra na lista de 10 melhores no âmbito da saúde na categoria de países, sinal de que há aspectos a serem corrigidos.

Contudo, no ranking realizado internamente em cada país, Minas Gerais possui 14 hospitais listados entre os melhores do setor no Brasil. Na lista geral do Brasil, o hospital Santa Casa de Montes Claros ficou na 43° classificação com 70,99% de pontuação, um dos 14 hospitais que foram inclusos na lista e são localizados em Minas Gerais.

Além disso, a Santa Casa de Montes Claros possui excelência em nível III, certificado pela ONA – instituição privada de interesse coletivo e sem fins lucrativos – encarregada de estabelecer e gerir os padrões de qualidade e segurança em saúde no Brasil. Atualmente, a ONA é reconhecida como a terceira maior certificadora do mundo em quantidade de acreditações concedidas.

Atualmente, a instituição dispõe de 405 leitos, dos quais 80% são designados para atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizando aproximadamente 1,5 milhão de atendimentos anualmente. Além disso, conta com uma equipe de mais de 2,1 mil colaboradores, incluindo mais de 450 médicos que atuam em mais de 40 especialidades e outros profissionais que compõem os departamentos clínicos, de assistência e administrativo do hospital.

As instituições responsáveis pela avaliação da saúde desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade e segurança dos serviços de saúde oferecidos à população. Essas instituições estabelecem padrões e critérios rigorosos que os prestadores de serviços de saúde devem atender para garantir um atendimento eficaz e seguro, colaborando assim na promoção da qualidade, segurança e eficácia, contribuindo para o bem-estar e a confiança da população no sistema de saúde como um todo.