Minas Gerais avança na modernização e descentralização dos serviços públicos com a expansão das UAIs - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Minas Gerais avança na modernização e descentralização dos serviços públicos com a expansão das UAIs

Com dez novas unidades em 2024, UAIs ampliam serviços públicos a mais de 1,8 milhão de mineiros, reforçando cidadania e acesso em todo o estado

Em 2024, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) intensificou os esforços para aproximar o Governo de Minas dos cidadãos, promovendo um estado menos burocrático e acessível. Um marco desse avanço foi a inauguração da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Jequitaí, no Norte de Minas, em dezembro, que se tornou a 20ª unidade do programa UAI Compartilha.

Por meio do programa UAI Compartilha, a Seplag-MG busca ampliar o alcance das UAIs em parceria com as prefeituras. Ao longo de 2024, dez novas unidades foram inauguradas, beneficiando mais de 1,8 milhão de mineiros nos municípios de Felício dos Santos, Sarzedo, Conceição das Alagoas, Ipanema, Joaquim Felício, João Monlevade, Porteirinha, Extrema, Paraguaçu e Jequitaí.

As UAIs, agora presentes em todas as regiões de Minas Gerais, disponibilizam mais de 250 serviços públicos. No último ano foram realizados mais de 5.673.230 atendimentos.

“A expansão das UAIs reflete o compromisso do Governo de Minas em levar serviços públicos de qualidade a todos os cantos do estado. Estamos modernizando e descentralizando o atendimento, aproximando o cidadão da administração pública e garantindo acesso facilitado a serviços essenciais, como a emissão da carteira de Identidade, serviços de trânsito e o suporte ao Gov.br”, destacou a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Eficiência no Atendimento

Minas Gerais, por meio das UAIs, se tornou o primeiro estado do Brasil a oferecer o serviço do Balcão Gov.br. No último ano atendeu mais de 90 mil pessoas com orientações e suporte para a recuperação de senha e outros esclarecimentos relacionados à plataforma Gov.br.

As UAIs também desempenharam um papel fundamental na emissão da CIN, sendo responsáveis por 60% dos atendimentos relacionados ao documento. Desde o início oficial da emissão da CIN, em 27 de dezembro de 2023, o estado já emitiu mais de 2 milhões de documentos em mais de 400 Postos de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

UAI Jequitaí

Com capacidade para realizar 219 atendimentos diários, a UAI Jequitaí oferece serviços como a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), recuperação de acesso ao Gov.br e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A unidade não atende apenas a população de Jequitaí, mas também beneficia outros oito municípios vizinhos: Buritizeiro, Claro dos Poções, Francisco Dumont, Ibiaí, Lagoa dos Patos, Pirapora, São João da Lagoa e Várzea da Palma, totalizando mais de 145 mil pessoas atendidas.

“Essa UAI é uma bênção de Deus! Fui testemunha da trajetória de muitas pessoas que precisavam sair daqui para ir a Montes Claros resolver problemas com documentação. Essa unidade será a solução para os nossos problemas”, comemorou a moradora de Jequitaí, Sebastiana Pereira.

Com a UAI Jequitaí, Minas Gerais agora conta com 52 unidades de atendimento integradas. Desde o lançamento do programa UAI Compartilha, em 2019, a Seplag-MG firmou convênios com 39 municípios para a implantação do modelo de gestão compartilhada. A pasta possui, ainda, convênios com outros 11 municípios para a implantação do Programa, além de 13 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.