Minas Gerais antecipa campanha de vacinação contra a influenza - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Minas Gerais antecipa campanha de vacinação contra a influenza

vacina influenza

A 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza começará, em Minas Gerais, na segunda-feira (3/4). No território nacional, a imunização iniciará no dia 10 de abril, mas a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decidiu antecipar a vacinação em uma semana diante da disponibilidade de doses do imunizante enviada pelo Ministério da Saúde.

O vírus influenza é causador de infecção aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, e pode levar à morte. Em 2022 em Minas Gerais, 132 pessoas morreram por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por influenza. Este ano, já são duas mortes.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, explica que, tendo em mente que a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, antecipar em uma semana a vacinação do público elegível será importante para reduzir possíveis complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. “A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir uma eventual sobrecarga nos serviços de saúde”, detalha o subsecretário.

Para a campanha deste ano, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 1,42 milhão de doses, que estão sendo disponibilizadas aos municípios mineiros. Para operacionalização da campanha, as cidades deverão considerar o quantitativo de doses da vacina e logística disponíveis no território. A campanha seguirá até o dia 31/05 e a meta de cobertura vacinal é de 90%. A expectativa é que 8.519.957 pessoas sejam vacinadas em Minas Gerais.

Os grupos prioritários para a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza são: crianças entre 6 meses e 6 anos; trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

“Pedimos para que a população que faz parte do público elegível procure pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, para atualizar a caderneta de vacinação. Lembramos que esse imunizante faz parte do calendário anual de rotina e, para a campanha de 2023, já está atualizado contra a nova cepa da gripe”, destaca Prosdocimi.

Vale lembrar que a vacina contra influenza é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de hipersensibilidade grave a doses anteriores. (Agência Minas)