A abertura de empresas em todo o Estado de Minas Gerais alcançou em setembro um volume total de 6.861 novos registros, o que representa 0,93% a mais que no mesmo mês do ano passado (6.798). No acumulado do ano, já são 65.717 novas firmas constituídas em Minas Gerais, o que representa 8,74% a mais que no mesmo período do ano passado (60.433). Foi o sétimo mês seguido em Minas Gerais, este ano, com números positivos tanto em relação ao mês como no volume acumulado no ano.
Os dados foram extraídos do balanço de registros mercantis da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), divulgado nessa quarta-feira (11). A autarquia é responsável pelos registros mercantis como abertura, alterações e encerramentos de empresas no Estado.
“O balanço da Jucemg se tornou um verdadeiro termômetro para medir a confiança do empreendedor mineiro. Quando o balanço traz um saldo positivo, com mais empresas abrindo que fechando, só podemos comemorar. É um claro sinal de que, em Minas, quem quer investir está encontrando um ambiente favorável”, avalia o presidente da Jucemg, Bruno Selmi Dei Falci.
Para ele, os números positivos refletem a orientação da administração do Estado, sob a liderança do governador Romeu Zema, de desburocratizar a iniciativa empreendedora em Minas Gerais.
O Norte de Minas aparece como a quarta região do Estado, em termos proporcionais, que tiveram em setembro o melhor desempenho em aberturas empresariais quando comparadas com o mesmo mês do ano passado, atrás do Vale do Jequitinhonha (21,01%), o Noroeste (15,33%) e o Rio Doce (10,21%).
Já em números absolutos, as regiões que mais constituíram firmas foram a região Central (3.004) – que abrange a capital, Belo Horizonte -, o Sul de Minas (828) e o Triângulo Mineiro (750).
Outro dado positivo apontado pelo balanço Jucemg é que, em setembro, o número de extinções empresariais (3.466) foi 5,92% menor que no mesmo mês do ano passado (3.684). Em relação ao acumulado do ano, as baixas chegaram a 37.267, variação de 5,14% em relação aos mesmos meses de 2022 (35.442).
O levantamento mostra ainda que Montes Claros ficou em quinto lugar na abertura de empresas entre janeiro e setembro deste ano. Foram 1.460 novos empreendimentos. Em primeiro lugar, aparece Belo Horizonte, com 16.824 empresas, depois Uberlândia (3.845), Contagem (2.331), Juiz de Fora (1.740).
No mês de setembro, Montes Claros também aparece em quinto lugar, com 148 novos empreendimentos. Em primeiro lugar, aparece Belo Horizonte, com 1.742 empresas, depois Uberlândia (414), Contagem (244), Juiz de Fora (205). Há ainda, Uberaba (143), Betim e Divinópolis (ambos com 113), Governador Valadares (103) e Nova Lima (87).
O balanço da Jucemg considera empresas de qualquer porte, com exceção dos MEIs (microempreendedores individuais), cujas inscrições são realizadas diretamente no Portal do Empreendedor do governo federal, sem passar pelas juntas comerciais estaduais. (Ascom Jucemg)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)