O MG App alcançou a marca de 5 milhões de usuários cadastrados e está ampliando suas funcionalidades para incentivar a doação de sangue no estado. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), o app oferece mais de 100 serviços públicos e já responde por metade dos agendamentos de doação de sangue realizados em 2024.
Além de possibilitar o agendamento de doações, consultar os estoques de sangue e localizar unidades da Fundação Hemominas, o MG App passará a oferecer, até o fim de setembro, uma área exclusiva para doadores. Nessa nova seção, os usuários poderão acompanhar o histórico de suas doações e obter informações sobre suas próximas contribuições. Novas funcionalidades, voltadas para facilitar e incentivar as doações, serão progressivamente integradas.
Inovação no serviço público para salvar vidas
Em 2023, a Fundação Hemominas registrou cerca de 338 mil candidatos à doação, e em 2024, até agosto, mais de 235 mil doações já foram agendadas, sendo 124 mil delas realizadas pelo MG App. O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, destacou o papel do aplicativo: “O MG App foi criado para facilitar o acesso da população aos serviços públicos, como é o caso da Hemominas, garantindo mais conforto e agilidade para os cidadãos.”
A inovação tem sido essencial para ampliar o alcance da doação de sangue, como ressalta Thiago Figueira Sindeaux, analista da Assessoria de Captação de Doadores da Hemominas: “A modernização dos serviços públicos é fundamental para incentivar a doação de sangue, um gesto que salva muitas vidas em Minas.”
Histórias de quem usa o MG App
Lilian Andrade, moradora de Divinópolis, é uma das 5 milhões de pessoas que utilizam o aplicativo. “É uma ferramenta simples e segura, que facilita o acesso a serviços essenciais sem precisar dos documentos físicos em mãos. Agora, como doadora de sangue, vou passar a usar o app também para esse fim,” afirmou Lilian.
Disponível gratuitamente na App Store e Google Play, o MG App reúne serviços de 17 órgãos estaduais, como emissão de documentos, consulta de boletins escolares, agendamento nas UAIs e solicitação de segundas vias de contas de energia e água. Desenvolvido pela Prodemge, o app segue inovando e simplificando a vida dos mineiros.
Como agendar sua doação de sangue pelo MG App
Para agendar a doação, o candidato precisa informar dados básicos como município de residência, nome completo, e-mail, CPF, RG, data de nascimento e telefone de contato. Além disso, deve escolher uma unidade da Hemominas e selecionar o dia e horário disponíveis.
O MG App continua sendo uma importante ferramenta para democratizar o acesso a serviços públicos e promover ações solidárias, como a doação de sangue, em Minas Gerais.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)