Mês das Mulheres | Agentes de segurança participam de palestra sobre liderança feminina e empreendedorismo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Mês das Mulheres | Agentes de segurança participam de palestra sobre liderança feminina e empreendedorismo

Na manhã dessa terça-feira (11), mulheres das forças de segurança de Montes Claros, como policiais e bombeiras militares, tiveram um momento de inspiração e aprendizado. A empresária, mentora e palestrante Ariane Galdino levou informações sobre o empreendedorismo feminino, dentro e fora das instituições, e um panorama nacional do setor, destacando a importância das mulheres como agentes de transformação social e econômica.

“O empreendedorismo é uma ferramenta poderosa para a liberdade econômica e individual, além de ser um meio para a concretização de sonhos e autorrealização. Nós, mulheres, por nossa criatividade, determinação e força, têm um papel indispensável no investimento em nossas famílias, na educação dos filhos e na geração de empregos”, ressaltou a palestrante.

No entanto, Galdino também apontou os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, como o acesso a recursos financeiros, o equilíbrio entre vida familiar e profissional, e as desigualdades regionais e raciais. Segundo dados do GEM WE (2021), 95% dos negócios liderados por mulheres no Brasil não ultrapassam a barreira dos seis dígitos de rendimento, o que evidencia a necessidade de políticas e iniciativas que apoiem o crescimento desses empreendimentos.

O momento também conectou o tema da liderança feminina ao contexto das forças de segurança. “Habilidades como resiliência, adaptabilidade, tomada de decisão sob pressão e trabalho em equipe, que são essenciais tanto no ambiente corporativo quanto no setor de segurança pública, e tenho certeza que cada uma das participantes de hoje se reconhece nessas qualidades”, ressalta.

Durante a apresentação, a palestrante provocou reflexões importantes entre os participantes, questionando: “Qual o futuro que você almeja?”, “Quanto você quer ganhar a mais?” e “Quais dos seus direitos pretende proteger a médio e longo prazo?”. Essas perguntas serviram como um convite para que os presentes pensassem sobre seus objetivos pessoais e profissionais, além de identificarem o que os motiva e o que pode estar sabotando seu progresso.

Ao final da palestra, as participantes puderam também ter acesso a uma ferramenta de auto-avaliação. “Com esse mapa sistêmico, cada participante pode fazer um balanço de como se sente em diversas áreas da vida, como a profissional, a relação com o cônjuge com ou os parentes, a saúde e a intelectual. É uma forma de refletirmos sobre o que vai bem, o que pode melhorar e o que precisa de atenção urgente em nossa vida”, finaliza.

A dinâmica está disponível de forma gratuita no perfil da palestrante no instagram: @arianegaldino_reinventa.