GIRLENO ALENCAR
Os ‘memes’ sobre a Barragem de Juramento, que abastece Montes Claros, levou a Copasa, estatal de saneamento a mudar de comportamento e passou a divulgar diariamente os dados sobre a barragem, depois de mais de cinco anos se recusando a tornar acessível esses dados. Com isso, se descobriu que a barragem encheou mais de 50% em apenas 14 dias desse ano. No dia 27 de dezembro, ela estava com 40,03% da capacidade de armazenamento. Os dados do último dia 13 de janeiro mostram que está com 68,47%, nos melhores indicadores dos últimos anos. No ano de 2020, ela chegou em dezembro com 34,13%.
O Norte de Minas viveu em dezembro e janeiro os maiores indicadores de chuvas dos últimos anos, com cidades sendo inundadas. Isso levou muitas pessoas nas redes sociais a propor que o Governo levasse todas as pessoas para a área da barragem de Juramento, pois ali não corria risco de serem afetados. Uma arte montou uma barca, nos moldes da Arca de Noé, nos moldes do Diluvio, relatado na Bíblia, propondo que ela fosse para a Barragem de juramento. Esse tipo de piada levou a Copasa a mudar sua estratégia e desde domingo tornou publico os indicadores da barragem. Porém, ontem, no site da estatal, os indicadores não foram atualizados.
Os dados mostram que em 13 de janeiro desse ano, a barragem estava com 68,47%, contra 33,42 do mesmo dia de 2021 e 14,69% de 2020. Mostra ainda que de 1º de outubro de 2021 a 13 der janeiro desse ano, foram 984,30 milímetros de chuvas, enquanto a média de 2015 até agora foi de 927,48 milímetros. No mês de janeiro desse ano, até o dia 13, foram 136,81 milímetros de chuvas, enquanto em 2020 foram 137,7 milímetros e 57,8 milímetros em 2021.
O sistema de abastecimento de água de Montes Claros é operado por meio de quatro fontes de produção: a barragem de Juramento, com captação no rio Juramento, captação no sistema Morrinhos, captação no rio Pacuí, em Coração de Jesus, além da captação em poços artesianos. Informa ainda que em dezembro deste ano, o volume de chuvas registrado na área da barragem foi de 256,5 milímetros, contra 85,60 mm registrados no mesmo período do ano anterior.
No dia 10 de novembro a barragem de Juramento encontrava-se com 28,19% da capacidade de armazenamento. No mesmo período do ano passado (10/11/2020), o nível do reservatório estava em 35,02%. No dia 22 de março de 2020 a barragem estava com 50% da sua capacidade e isso levou a empresa a suspender o racionamento de água em Montes Claros, a pedido da Prefeitura de Montes Claros, por causa da pandemia coronavírus, pois muitas pessoas estavam em casa, com a suspensão das atividades produtivas e em consequência, cresceu o consumo de água.
Porém, em outubro de 2020 a Barragem de Juramento estava com 37,5% da sua capacidade, o melhor indicador dos últimos anos nesse período e com isso, alivia a situação de Montes Claros, nesse período em que a estiagem prossegue. Isso descarta qualquer possibilidade de racionamento. Na época, a estratégia adotada pela estatal, de fechar a barragem durante o período chuvoso e usar a água de outros mananciais, como o Sistema Verde Grande, permitiu esse equilíbrio. Desde o mês de abril que foi suspenso o racionamento de água em Montes Claros.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)