As comemorações dos 167 anos de Montes Claros já tiveram início com a realização da Meia Maratona José Nardel, na manhã desse domingo, 30. A largada aconteceu às 7h05, em frente ao Parque Sagarana, onde foi montada uma arena com diversos serviços, e a prova teve dois percursos: 7 e 21 km.
Cerca de 1.400 pessoas participaram do evento, mil na corrida e mais 400 na caminhada de 3,6 km. O clima também foi favorável para a atividade física, uma vez que a temperatura no momento da largada foi de 17 Cº. Os atletas percorreram um trajeto inédito que, no caso da meia maratona, passou pelos parques Sagarana, da Paz, Sapucaia, Milton Prates, dos Mangues e Cândido Canela.
Esta 16ª edição da José Nardel contou com atletas de 63 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Goiás e do Distrito Federal, além da participação de dois atletas quenianos: Viola Jelagat Kosgei e Julius Kiprono Tarus. Outro atleta de elite que prestigiou o evento foi Giovanni dos Santos, que já venceu a Volta da Pampulha, a maior corrida de Minas Gerais, em seis ocasiões. A premiação total foi de R$ 67 mil, valor levantado com os patrocinadores do evento, sendo que os vencedores da categoria Elite receberam R$ 15 mil cada.
Ao final, os mais lentos gastaram cerca de 3 horas para concluir o percurso desafiador (200 metros de altimetria!) de 21 km, e todos os atletas estavam cansados e satisfeitos com a conquista, assim como os servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, que se esforçaram para que tudo corresse bem, a fim de proporcionar uma experiência inesquecível para todo o público presente.
Os vencedores da 16ª edição da Meia Maratona José Nardel foram: Mag Santana (30:43) e Daniel Santos Silva (24:38) nos 7k; Raimunda Silva (1:27:19) e Kayo Átila (1:09:38), na categoria Geral dos 21 km; e Kleidiane Barbosa Jardim (1:19:32) e Julius Kiprono Tarus (1:05:30), na Elite.
Corredor experiente, o servidor público federal Marcelo Reis, 52, que já tem seis meias maratonas em seu currículo e já participou da José Nardel em três oportunidades, em 2008, 2014 e 2024, gostou muito da experiência de correr em meio ao verde dos parques da cidade. “Foi uma ideia brilhante! Parabéns aos organizadores!” Já o servidor público municipal Diosmar Soares dos Santos, 50, participou – pela primeira vez – da caminhada, que foi do Sagarana ao Parque da Paz e de volta ao Sagarana, com outros sete servidores de seu departamento. O funcionário público pretende dar início, em breve, aos seus treinos de corrida, para participar da edição 2025 da José Nardel como corredor: “Ano que vem quero é correr!” Boa sorte, Diosmar! (ATTILIO FAGGI)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)