Marketing ou presença digital? - Rede Gazeta de Comunicação
Marketing ou presença digital?

OSMAR LAZARINI

Engenheiro, gestor de mídias digitais

O principal erro que vemos no gerenciamento de redes sociais, é a confusão entre Presença digital e Marketing digital. É bastante comum vermos até mesmo no gerenciamento profissional, empresas que marcam presença atuante nos canais digitais, mas não assumem a “ativação”. A razão é simples, a ativação demanda mais investimento, capital intelectual, planejamento, estratégia e interatividade.

Ter uma agenda variada de postagens, um crescimento de likes consistente, um cronograma de publicações, em si, não é suficiente para atingir os objetivos de uma campanha que é a conversão, a venda. Devido às próprias limitações impostas pelo Facebook, uma postagem convencional não incentivada vai chegar a no máximo 3% a 4% da base de seguidores em uma Fanpage, diferente de uma postagem no perfil pessoal onde há uma taxa de curtidas e comentários muito maiores do que em uma fanpage. As razões disso são diversas e envolvem fatores como:

Diferença na ação dos algoritmos do Facebook na classificação da importância entre uma postagem de perfil e de fanpage

Qualidade do seguidores, no perfil o tendência é de que o seguidor tenha maior afinidade de gostos e proximidade do interlocutor

No entanto para efeitos de marketing digital, o perfil pessoal – aquele resumido a 5000 amigos – e a Fan Page, podem coexistir e em cada um deles praticar uma estratégia distinta, o que é importante saber é que a FANPAGE é para Pessoas Jurídicas e o perfil são para parentes e amigos, não necessariamente clientes. Isto vale para o perfil do Instagram também.

A Fanpage demanda opinião, planejamento de conteúdo com mensagens que despertem interesse sobre o produto ou serviço, vídeos, hashtags e links para um destino que favoreça a conversão. Já a estratégia de alcance deve ter planejamento meticuloso no que tange ao perfil do que cliente potencial que se quer atingir.

O Instagram demanda feeling ao planejar o crescimento com competência, clareza, beleza e profissionalismo e é a chave que vai garantir primeiro uma boa aderência da marca e depois o aumento gradual das conversões.

Se você já vem fazendo isso com seus canais sociais, parabéns! Você tem conquistado PRESENÇA DIGITAL, que não é pouco, é quase uma obrigação da empresa ter a chance de ser encontrada nos meios digitais, assim como ter um site de qualidade, sobretudo depois da pandemia onde muito da busca por produtos e serviços convergiram para o universo digital.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: