Marcelo Freitas quer reconhecimento de Moc como capital nacional do pequi - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Marcelo Freitas quer reconhecimento de Moc como capital nacional do pequi

O deputado federal Delegado Marcelo Freitas apresentou o Projeto Lei 193/2021 na Câmara dos Deputados que cujo propósito é o reconhecimento de Montes Claros como a Capital Nacional do Pequi. O parlamentar explica que não se trata apenas de um título, de que a cidade é merecedora com louvor. Mas, sim, da importância material e imaterial que o fruto representa para a região. “Através deste reconhecimento, pretendemos chamar atenção e justificar ainda mais investimentos para incentivar as atividades econômicas, científicas, culturais e de turismo que o fruto engloba, gerando emprego e renda para uma região historicamente relegada ao acaso pelo poder público”, afirma Freitas.

Na justificativa do projeto, o deputado pontua que bares e restaurantes de Montes Claros elaboram pratos com ingredientes típicos do cerrado, tendo como carro chefe o tradicional pequi, valorizando a culinária local. Ele lembra também que Montes Claros já promove anualmente a Festa Nacional do Pequi, fruto que fornece identificação gastronômica ao município, cria empregos locais e fomenta o turismo. A tradicional festa do pequi já faz parte do calendário nacional e está indo para sua 30ª edição nesse ano de 2021. “Além da culinária, a Festa Nacional do Pequi serve para divulgar e valorizar a cultura e a arte regionais, merecendo um maior espaço no que se refere ao reconhecimento nacional. O pequi atrai investimentos que impulsionam a geração de emprego e renda na região norte de Minas Gerais, historicamente assolada pela seca, pela péssima distribuição de rendas, pelas décadas de falta de investimento”, reforça Marcelo Freitas.

PEQUI – É conhecido como o “Ouro do Cerrado” é fruta nativa do cerrado brasileiro, tendo como nome científico Caryocar brasiliense. O nome pequi tem origem indígena e significa “casca espinhosa”. Do caroço dessa fruta é extraído o óleo, e a partir dele pode ser produzido o biodiesel e 50% deste, corresponde ao óleo vegetal. Mas é na culinária que o fruto do pequizeiro é conhecido e valorizado pelos apreciadores. O pequizeiro é uma árvore que pode chegar a 20 metros de altura, com tronco que pode atingir 5 metros de circunferência. Essa árvore é frequente em locais de clima seco e quente, como o norte de Minas Gerais. (GISSELE NIZA – Assessora de imprensa)