GIRLENO ALENCAR
O deputado federal Marcelo Freitas, do PSL e o prefeito de Brasília de Minas, Marcos Vinícius se reuniram com o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), padre Antonio Avilmar de Souza, para discutirem a conclusão das obras da Escola Técnica na cidade. Os dois tiveram uma agenda agitada na terça-feira, pois acompanharam o governador Romeu Zema na visita a Montes Claros, onde se reuniram no auditório da Cidade Administrativa de Montes Claros. O deputado mostrou ao reitor que se coloca a disposição para resolver essa demanda em Brasília, seja com o presidente Jair Bolsonaro ou mesmo o vice-presidente Hamilton Mourão. “Buscando viabilizar o término das obras da Escola Técnica de Brasília de Minas, nos reunimos, agora a pouco, com o reitor da Unimontes, padre Antônio Alvimar, e o prefeito daquela cidade, Marcos Vinícius”, salienta o deputado.
O prefeito Marcos Vinícius justifica que tomou posse agora e que toda população questiona por qual motivo a obra da Escola Técnica está há muitos anos em fase de construção e com isso, frustrando a comunidade. Explicou que nesse seu mandato quer investir na juventude, os capacitando em vários cursos, para serem aproveitados no mercado de trabalho. O prefeito brasilminense reforçou a atuação da Unimontes em Brasília de Minas e se colocou a disposição para reforçar as parcerias. O reitor Padre Avilmar justificou que estão dependendo de novo aporte de recursos para concluir as obras de todos os prédios das Escolas Técnicas que foram repassadas à Unimontes e nesse aspecto, a participação do deputado Marcelo Freitas é fundamental.
A Escola Técnica faz parte do programa Brasil Profissionalizado e em Brasília de Minas foi implementada por meio de convênio entre a Universidade Estadual de Montes Claros, prefeitura e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal. O Brasil Profissionalizado foi implementado em 2010, visando a construção de unidades em 13 municípios, a partir de convênio firmado com o Governo Federal, viabilizado com recursos FNDE, com a contrapartida do Governo do Estado. A Unimontes assumiu a coordenação das obras das escolas técnicas enquanto as prefeituras fizeram a doação dos terrenos para os empreendimentos educacionais.
Das 13 unidades sob a coordenação da Unimontes, três já foram concluídas: de Pompéu (região Central), de Lagoa Santa e de Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Quatro estão em fase de conclusão: Joaíma (Vale do Jequitinhonha), Grão Mogol, Janaúba e Taiobeiras (Norte de Minas). Também estão em andamento as obras das escolas técnicas de Espinosa e Monte Azul. Falta ainda a conclusão das unidades de Bocaiuva, Manga e Unaí, além do prédio de Brasília de Minas.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)