O deputado federal Delegado Marcelo Freitas anunciou ontem (3/12) a prorrogação das habilitações de 18 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto Tipo II – Covid-19 para os hospitais de Montes Claros: Santa Casa, Aroldo Tourinho e Universitário Clemente de Faria, através da publicação da portaria de número 3.245, de 2 de dezembro de 2020, do Ministério da Saúde.
A solicitação da prorrogação das habilitações dos leitos UTI para Covid-19 foi feita pelo parlamentar no último dia 24 de novembro ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O Ministério da Saúde havia deixado a cidade de Montes Claros sem 42 leitos de UTI para Covid, que tinha credenciado em junho passado, pois dos 60 leitos aprovados na época, apenas 18 foram mantidos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Marcelo Freitas explica que foram prorrogados os leitos de UTI para Covid-19 pelo prazo de 30 dias e que finalizada a situação de emergência de saúde pública, de importância internacional decorrente do coronavírus, essas habilitações poderão ser encerradas a qualquer tempo. “Foram prorrogadas as habilitações de 18 leitos, sendo seis leitos para cada hospital de Montes Claros (Santa Casa, Aroldo Tourinho e Universitário Clemente de Faria), com recursos da ordem de R$ 288 mil para cada hospital, totalizando o montante de R$ 864 mil. Consideramos esse número ainda insuficiente e que certamente será ampliado para que ninguém fique sem atendimento no Norte de Minas. Essa é apenas das ações que estamos buscando junto ao Ministério da Saúde para o enfrentamento ao coronavírus em nossa cidade e região”, afirma Freitas.
O parlamentar lembra ainda que é preciso a união de esforços para buscar tratamento digno para todas as pessoas que precisarem de atendimento hospitalar. “A liberação desses recursos para a prorrogação dos leitos de UTI para Covid é fruto do nosso trabalho e da bancada mineira junto ao Ministério da Saúde. Estamos acompanhando uma alta de casos do novo coronavírus, após um período de queda dos números e com isso o Brasil pode estar cada vez mais perto da segunda onda da Covid-19, já vista em outros países. Temos que estar preparados para atender a população. A prorrogação dos leitos de UTI é essencial para que todos que necessitem, tenham atendimento digno para vencer a doença”, declarou o deputado.
VACINA – O deputado Marcelo Freitas comentou sobre a expectativa da vacinação de 110 mil brasileiros anunciada pelo Ministério da Saúde e pediu atenção a toda população para manter os cuidados necessários e o distanciamento social para evitar a aumento de casos da doença. “É tempo de esperança. O Ministério da Saúde anunciou a previsão de vacinação de 110 mil brasileiros, tendo como prioridade os idosos, trabalhadores da saúde e indígenas, contra a Covid-19. É preciso que todos façam a sua parte. Se previnam, protejam o próximo. O momento é para mantermos os cuidados essenciais e o distanciamento social a fim de evitar que os números da doença continuem crescendo em nosso país. A única forma efetiva contra a doença é o uso de máscara, isolamento social e higiene das mãos”, pontuou Freitas. (GISSELE NIZA – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)