Antiga luta parlamentar travada pelo deputado Gil Pereira: mais segurança para as pessoas, milhares de empregos, mobilidade e desenvolvimento para MG e o país
Histórica demanda em razão da insegurança para todos que utilizam trechos das BRs 135 e 251, além dos entraves ao desenvolvimento econômico regional, a obra é sonho de ao menos três décadas que agora se torna realidade. “A Prefeitura de Montes Claros declarou de utilidade pública duas áreas para intervenção ambiental e construção do Anel Norte”, ressaltou o deputado Gil Pereira, ao citar a publicação oficial.
O anúncio ocorreu logo após igual medida do governo estadual relacionada à Alça Sudeste (BR-135/Trevo do Exército) e à Alça Nordeste (BR-251/Estrada da Produção), conforme o Diário Oficial do Estado no começo deste mês.
Serão investidos, conforme previsão, R$ 150 milhões nos dois contornos, sendo R$ 100 milhões no Anel Norte e R$ 50 milhões no Leste.
O deputado Gil Pereira lembrou seu trabalho parlamentar para a conclusão do Anel Rodoviário de Montes Claros, pois foram diversas audiências públicas e cobranças reiteradas aos órgãos responsáveis, período em que houve obstáculos variados, agora superados. “Teremos melhores condições de tráfego, segurança e qualidade de vida para a comunidade, além dos reflexos econômicos positivos”, salientou Gil Pereira.
Conquista
Significará conquista não somente para a cidade, segundo entroncamento rodoviário do país, mas para todo o Norte de MG. Através de acordo também viabilizado pelo prefeito Humberto Souto e pela empresa ECO 135, o anel retirará o tráfego pesado da área central, propiciando, ainda, a implantação o Distrito Industrial II, onde está sendo construída a fábrica da Eurofarma (investimento de R$ 2 bilhões).
O secretário de Estado da Seinfra, Fernando Marcato, lembrou que a Parceria Público-Privada (PPP) com a concessionária ECO 135 foi alternativa viável para equacionar obra de R$ 205 milhões.
“Graças à negociação realizada, a concessionária iniciou a duplicação da BR-135. Em 2022, serão mais de R$ 500 milhões investidos em obras de duplicação. Somados aos R$ 205 milhões, serão mais de R$ 700 milhões viabilizados para a região”, explicou o secretário Marcato, lembrando que em vez de o dinheiro ir para o cofre estadual, a empresa reverterá o valor em obras, conforme inclusão no contrato de concessão.
Acordo final em São Paulo
Em audiência conjunta na Assembleia (04/04/19), das comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Gil Pereira cobrou o término do anel rodoviário, além da redução do alto valor do pedágio na BR-135, considerando-o inadequado quando comparado a outras tarifas praticadas no Brasil.
O acordo final para execução das obras do anel foi fechado no dia 16/08/21, em São Paulo, durante reunião entre o diretor de Concessões da ECO 135, Rui Klein; a gerente Jurídica, Juliana de Faria; o subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade, Gabriel Fajardo; o deputado Gil Pereira; o secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Fernando Marcato; e o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, representando o prefeito Humberto Souto.
O Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) começa a análise do licenciamento, para o início das obras já autorizadas pelo governador Romeu Zema (16/09/21). “Estamos em contagem regressiva para as esperadas obras, que vão gerar quase 3 mil empregos”, celebrou Gil Pereira. (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)
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