Maçonaria e escolas estaduais promovem educação ambiental no Projeto Cintra Vivo - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Maçonaria e escolas estaduais promovem educação ambiental no Projeto Cintra Vivo

GIRLENO ALENCAR

A Maçonaria através do Instituto Vigilantes do Norte e a Loja Maçônica Arlindo dos Santos e escolas estaduais promovem educação ambiental no Projeto Cintra Vivo. Com ações educacionais para diagnosticar e propor soluções para a continuidade da urbanização da região, conservação do meio ambiente e perenização  do Córrego do Cintra, que tem sua nascente dentro de Montes Claros, as escolas estaduais Felício Pereira de Araújo, Simeão Ribeiro, Vereador Francisco Tofani.

O córrego do Cintra tem sua nascente dentro da cidade de Montes Claros, no bairro Santa Rita 2 e corta vários bairros da cidade. O córrego é considerado um ‘um rio vivo’, pois foram encontrados ali espécies de peixes, cágados, bem como, animais peçonhentos, mas também, restos de material da construção civil, eletrodomésticos descartados de maneira errônea, vidros, plásticos, entre outros.

Gilson Fróes, do Instituto Vigilantes do Norte disse saber que não é culpa somente do poder público, uma vez que sistematicamente realiza limpeza no leito e laterais do córrego do Cintra, mas a comunidade insiste em depositar dejetos, como se ali fosse local de descarte de lixo. 

“Entendendo ser a educação das pessoas, a maneira mais salutar e efetiva para minimizar os problemas na sociedade, o Instituto Vigilantes do Norte e a  Loja Maçônica Arlindo dos Santos e as escolas circunvizinhas, criaram este projeto para que ações educacionais fossem realizadas no entorno e ao longo dos bairros que o córrego do Cintra corta, com a finalidade de conscientizar a população da importância dele para o equilíbrio ambiental e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, comentou.

Uma das ações foi a realização do concurso de redação para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, bem como, o concurso de desenho para o ensino fundamental I, com tema ‘córrego do Cintra’ com a parceria da Receita Federal, que doou a premiação, os ganhadores, do 1º ao 3º lugar de cada categoria forem conhecidos durante esta semana. Um fato chamou bastante a atenção: em todas as categorias, do 1º ao 3º lugar, foram as mulheres a conquistarem o pódio.

%d blogueiros gostam disto: