Livro infantil com vídeo em Libras é atração, hoje, em Festival - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Livro infantil com vídeo em Libras é atração, hoje, em Festival

A dentista Christina Mameluque Lúcio, piraporense e membro da Pastoral dos Surdos, pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais, lança o livro ‘A Princesinha Surda’, hoje (7), às 20h, no Centro Cultural Hermes de Paula, durante o Festival Literário do Autor Montes-clarense (FLAM).

“Antes, escrevi em parceria com minha mãe, Glorinha Mameluque, o livro “Sabemos quem ele é”, que conta sobre os cuidados de uma familiar com Alzheimer, no caso meu pai Pedro Mameluque Mota”, relata.

Fascinada pelo mundo das princesas, Christina conta que sentiu a necessidade de escrever um livro infantil que atendesse a necessidade das crianças surdas baseado em ‘A Bela Adormecida’.

“Quando minhas sobrinhas eram menores eu as chamava de princesas e até hoje é assim. Por isso, as personagens têm o nome delas, Catherine, Caroline, Sara, Maria e Isabel. Criamos o QRCode com a tradução e interpretação em Libras. Esse é o diferencial. Ao encostar a câmera do celular, aparece o vídeo em libras. Penso que é o único com esse formato, pelo menos aqui em Montes Claros”, conta a escritora.

O livro então passou a ser uma refrigere para a escritora já que foi escrito em meio à pandemia do novo coronavírus. “Era uma alegria a criação dos personagens, as ilustrações, as adaptações para os surdos, tudo foi maravilhoso”, revela Christina Mameluque.

Com ilustrações de Cleyton Cruz, orientações e interpretação de Maílson Matos Marques e revisão em libras de Gabriel Franca Couto, o livro pode ser adquirido pelo telefone (38) 99234-5089.

Festival Literário

O Festival Literário do Autor Montes-clarense (FLAM), acontece até o dia 10 e é fruto de uma parceria entre a Academia Montes-clarense de Letras e a Academia Feminina de Letras de Montes Claros. O intuito do festival é valorizar os autores montes-clarenses e a produção literária da cidade, bem como tornar a produção de literatura mais conhecida.

Serão 60 horas de literatura com lançamentos de mais de 22 livros, seis oficinas literárias, escrita criativa, livraria, palestras, shows, performances literárias, rodas de conversa, contação de histórias, literatura infantil, atividades lúdicas ao ar livre, visitas de escolas.

No Centro Cultural Hermes de Paula acontece o lançamento de livros de autores montes-clarenses.

Homenagem

O festival homenageia o ilustrador premiado internacionalmente Marcelo Eduardo Lelis de Oliveira. Ele nasceu em Montes Claros em 30 de julho de 1967 e virá à terra natal.

Começou carreira no Diário de Montes Claros e Jornal O Norte. Trabalhou no Estado de Minas, em Belo Horizonte, e depois na Folha de São Paulo por seis anos, voltando a Minas.

O reconhecimento internacional do seu trabalho sobre novas tendências nos quadrinhos veio em 2002, com um convite para participar do Festival de Angoulême, na exposição Traits Contemporains na França. Continuou com seus trabalhos publicados no Brasil e França, como também na Sérvia, Espanha, Canadá e Irlanda, incluindo criação de histórias, ilustrações e quadrinhos. Considerado mestre da aquarela lúdica, além do seu trabalho como ilustrador, tem sete livros publicados.

Lelis estará em Montes Claros, neste sábado (9), às 19h, para uma palestra sobre suas criações e lançamento de “Hortênsia das Tranças”, no Centro Cultural Hermes de Paula.