Livro comemora 190 anos de instalação do Legislativo Municipal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Livro comemora 190 anos de instalação do Legislativo Municipal

No dia 16 de dezembro, a Câmara de Montes Claros comemora 190 anos de instalação do Legislativo municipal. Para celebrar a data, a Casa Legislativa realiza uma programação especial, com o tema “Orgulho do passado, confiança no futuro”, que acontece até 16 de dezembro, com a participação de representantes dos mais diversos setores da sociedade. Durante a programação, no dia 15 de dezembro, será lançado o livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros: do coronel José Pinheiro Neves (1832) a Cláudio Rodrigues de Jesus (2022)”, com o registro das legislaturas da Câmara no período de 1832 a 2022, a partir da compilação de atas e obras bibliográficas de pesquisadores e outras fontes de memorialistas.

A produção da publicação é resultado do trabalho dedicado da equipe técnica do Arquivo Público Vereador Ivan José Lopes, e também contou com apoio e parceria da Universidade Estadual de Montes Claros, através da professora Dra. Filomena Luciene Cordeiro Reis e do professor Dr. Laurindo Mekie Pereira, que contribuíram sobremaneira na concretização da obra. A edição do livro também contou com a colaboração do artista plástico e cartunista Márcio Leite, que gentilmente produziu a arte da capa; dos familiares e amigos dos vereadores que cederam as fotografias que ilustram esta edição; e do empenho e participação da equipe técnica e assessoria da Câmara Municipal.

Além das informações sobre a composição das legislaturas ao longo dos 190 anos da Câmara, o livro também traz registros de eventos históricos, tais como a criação da Câmara e elevação do Arraial das Formigas a Vila; o fechamento das Câmaras Legislativas no período de 1930 a 1947, no governo de Getúlio Vargas; a conquista da independência político-administrativa de Montes Claros; a instituição do “Dia do Município”, comemorado anualmente em 16 de outubro, e do “Dia da Cidade” que tem como data comemorativa o dia 3 de julho; e elaboração da Lei Orgânica do Município, dentre outros fatos marcantes da história de Montes Claros.

A primeira edição do livro teve tiragem de 1000 exemplares, que serão distribuídos para as bibliotecas públicas e escolas do município, facilitando a pesquisa e o acesso às informações à comunidade estudantil e acadêmica, e para todos os interessados em conhecer sobre a história parlamentar de Montes Claros, que passam a contar com mais uma ferramenta de pesquisa.

O livro “Histórias e Memórias da Câmara Municipal de Montes Claros: do Coronel José Pinheiro Neves (1832) a Cláudio Rodrigues de Jesus (2022)” será lançado em Sessão Solene no Plenário da Câmara, na quinta-feira (15), às 19 horas, dentro da programação especial em comemoração aos 190 anos da Câmara. Durante o lançamento, também serão outorgados os títulos de Cidadão Honorário de Montes Claros aos professores Filomena dos Reis e Laurindo Mekie, e a Placa de Mérito Cultural Cândido Canela ao artista plástico e cartunista Márcio Leite. Após a Solenidade no Plenário, haverá apresentação do Coral Arauto do Evangelho.

%d blogueiros gostam disto: