Lions e Fundação Sara retomam projeto do Hospital do Câncer Infantil - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Lions e Fundação Sara retomam projeto do Hospital do Câncer Infantil

GIRLENO ALENCAR

O Lions Internacional e a Fundação Sara realizaram reunião na tarde de segunda-feira, em Montes Claros para retomarem o projeto de construção do Hospital Infantil do Câncer. O presidente do Lions Clube Montes Claros Sertanejo, Jefferson Trindade, se reuniu com o presidente da Fundação Sara, Álvaro Costa, quando explicou que ainda esse mês o projeto da obra será apresentado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília, com pedido de liberação da verba de R$ 8 milhões para a construção do prédio. O Hospital Infantil do Câncer será o primeiro no eixo Belo Horizonte, Brasília e Salvador e atenderá uma demanda reprimida do Norte de Minas.

O projeto do Hospital Infantil do Câncer foi elaborado para funcionar em parceria com a Santa Casa de Montes Claros, que repassou uma área na rua Tiradentes, para abrigar esse projeto. Com isso, a Fundação Sara poderia usar a Radialis, que fica em área anexa, quando precisasse atender seus pacientes. A Fundação Sara nasceu da convivência que os pais, parentes e amigos da pequena Sara Albuquerque tiveram com a dor e a esperança durante seu tratamento de leucemia, em 1996/1997. O transplante muito caro fez com que amigos e colegas de trabalho se unissem e promovessem a campanha “Ajude a Salvar a Vida da Sara”. Formou-se uma corrente de amor, numa demonstração de solidariedade jamais igualável.

Apesar de todo o apoio, a pequena Sara morreu em 22/11/1997 e, imediatamente após o falecimento, os pais resolveram colocar em prática o sonho idealizado durante o tratamento da pequena Sara, pois passaram pela difícil experiência do tratamento fora de seu domicílio, mesmo com a bênção de contar com o apoio de amigos, tanto em Belo Horizonte como em São Paulo. Munidos de fé e determinação, Álvaro e Marlene sentiram que Deus colocava em suas mãos a missão de investir o que restou da quantia arrecadada na campanha em algo duradouro, que pudesse levar a outras crianças, como Sara, e a outros pais, como eles, o alívio e o apoio que tanto tiveram durante a árdua experiência de sofrimento da própria filha. Assim, em junho de 1998, foi instituída, em Montes Claros, a Fundação Sara Albuquerque Costa, para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer, e seus acompanhantes.

Em 2009 a entidade recebeu convite de médicos e empresários de Belo Horizonte e, após comprovada a viabilidade, foi instalada uma filial na capital mineira em julho de 2010, expandindo, assim, a assistência para todo o estado de Minas Gerais. A Fundação Sara tem como missão ‘‘Prestar assistência social às crianças e adolescentes com câncer e ser agente de promoção de conhecimentos e de melhorias do tratamento oncológico.’’ A entidade é mantida por associados, que contribuem mensalmente, parceiros empresariais, doadores e voluntários. 

Em 4 de fevereiro se comemora o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer (UICC), não é só mais um dia no calendário. É a oportunidade de aumentar a conscientização mundial, inspirar mudanças diárias e mobilizar ações para um mundo com melhores cuidados. O triênio, que acontece de 2022 a 2024, recebe a temática “Por cuidados mais justos”. Seu intuito é apontar as desigualdades no tratamento do câncer e reconhecer o poder de cada indivíduo na redução do seu impacto global. O Lions tomou a iniciativa de reabrir esse projeto do Hospital Infantil do Câncer, pois o Lions Internacional manifestou interesse em equipar essa unidade, desde que seja elaborado um projeto para justificar a aplicação dos recursos.