Lions discute Rio Verde Grande no encerramento do dia das águas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Lions discute Rio Verde Grande no encerramento do dia das águas

O Lions Clube Montes Claros Sertanejo realizou, na noite de quarta-feira, um debate sobre a situação do Rio Verde Grande e os impactos sofridos pelas mudanças climáticas. O evento organizado pela assessora de meio ambiente do Distrito Lc 4, Catarina Durães, marcou o encerramento do dia das águas, que foi iniciado no domingo passado com a distribuição de mudas no parque municipal Milton Prates. Juliane Costa Neres e Ana Cristina Soares, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, abordaram os impactos causados pelas mudanças climáticas e seus efeitos na qualidade de vida.

Elas lembraram que cresceram ouvindo que as mudanças climáticas seriam um fenômeno para o futuro, mas a realidade é que se transformaram num fenômeno atual, provocado pela ação do homem. Lembraram que, até em Montês Claros, foram constatadas inundações e, quando se vai apurar a causa, constatam-se caixas de balas nos bueiros, plásticos e outros detritos, gerando inundações. Juliane lamenta que as mudanças climáticas causem maiores impactos nos países pobres, por falta de recursos.

A mesma realidade foi observada em Montes Claros, quando ocorreu o racionamento de água. Quem tinha maior poder aquisitivo conseguiu armazenar a água em reservatórios e enfrentar o problema. Enquanto as famílias pobres tinham de tomar banho em baldes. O quadro se agravou quando foi necessário Montes Claros trazer água do rio São Francisco, para abastecer a população.

No caso da Bacia do Verde Grande, que tem 5.000 hectares plantados com irrigação, teve sua área impactada pelas mudanças climáticas, tendo o rio cortado, afetando a produção. A futura presidente do Lions Clube, Raquel Muniz, salientou que o norte de minas sofreu demais com os impactos da mudança climática e entende que a solução é investir em tecnologias, como ocorre na China, onde áreas desertas estão sendo transformadas em produtivas. Ela informou que agora chegou a Montes Claros uma tecnologia criada em Israel, que produz água através do ar, captado na atmosfera e, com o apoio do Lions, está sendo incentivada na Região.