O Sindicato Rural de Montes Claros, a Sociedade Rural e a Aspronorte – Associação de Sindicatos Rurais do Norte de Minas, apresentaram ofício ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto, destacando uma série de reivindicações cruciais para o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas. As entidades foram representadas pelos respectivos presidentes, Alexandre Rocha, José Henrique Carvalho Veloso e Astério Itabayana Neto.
Entre as principais demandas, as entidades ressaltam a necessidade de um foco maior na gestão hídrica, devido às adversidades climáticas da região semiárida. A proposição de um estudo hidrogeológico detalhado para identificar fraturas e interfaces com água superficial, além da implementação de práticas mecânicas para aumentar a infiltração de água no solo foi uma das demandas apresentadas. Além disso, os líderes pediram prioridade na construção de 13 barragens na bacia do Rio Verde Grande e esforços políticos para a construção da Barragem de Congonhas, beneficiando cerca de 500 mil pessoas e contribuindo para a perenização do Rio Verde Grande.
“Também pedimos a revisão do Licenciamento Ambiental. Nossa sugestão é que seja implementado um sistema de licenciamento ambiental mais ágil, similar ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), para reduzir burocracias que são vistas como entraves ao desenvolvimento. Também é demanda da nossa região a aprovação do PL 754/15, que dispõe sobre outorga coletiva do direito de uso de recursos hídricos, facilitando a vida dos produtores rurais”, explica Alexandre Rocha.
O presidente garante, ainda que maior interessado na preservação dos recursos hídricos e ambientais é o próprio produtor rural, e por isso as entidades buscam diálogo com o governo, sem a constante ameaça de multas e processos. “Acreditamos que o governador Zema, que é esperado para a abertura da Expomontes e posse da diretoria da Aspronorte, no final do mês, dará especial atenção a essas reivindicações”, finaliza.
Durante a visita a Belo Horizonte, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Tadeu Martins, também recebeu o convite para participar da abertura da Exposição Agropecuária de Montes Claros, no dia 29 de junho.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)