CECÍLIA MEYER
Educadora e presidente do Instituto MPD
Menos leitura impacta obviamente o desempenho dos estudantes. Em leitura, o Brasil está atrás de mais de 50 países e regiões econômicas, segundo o último PISA – Programa Internacional de Avaliação de estudantes, considerado o mais importante ranking mundial de educação. Os dados do Brasil apresentam estagnação nos últimos dez anos em leitura especificamente.
A deficiência em leitura tem efeito multiplicador. Quem não lê satisfatoriamente, não consegue, por exemplo, interpretar o enunciado de questões de qualquer outra disciplina.
A leitura pode contribuir não só no acesso ao conhecimento, como também na apropriação da língua, na construção de si mesmo, na extensão do horizonte de referência, no desenvolvimento de novas formas de sociabilidade. Por meio da leitura, cria-se um certo número de condições propícias para o exercício da cidadania.
Incentivos
Um dos fatores que influencia a leitura é o incentivo de outras pessoas. Um a cada três entrevistados, o equivalente a 34%, disse que alguém os estimulou a gostar de ler. Os professores aparecem em primeiro lugar e em segundo lugar está a mãe ou responsável do sexo feminino.
Além disso, o estudo mostra que a existência de espaços de leitura também é fundamental. Mais de 77% dos entrevistados disseram que não existe em seu bairro uma biblioteca comunitária.
Canteirotecas – bibliotecas no canteiro de obras
Uma das formas mais simples que as empresas de construção civil poderia adotar para incentivar a leitura, seria por meio da criação de bibliotecas comunitárias, abertas a comunidade onde estão inseridas, além claro, de reforçar a importância da leitura para seus colaboradores que, desta forma, conseguem replicar para seus familiares. O Instituto MPD, por exemplo, está criando nos canteiros de obras da MPD Engenharia, Canteirotecas, ou seja, pequenas bibliotecas que são abertas aos colaboradores e familiares como forma de incentivar a leitura. E futuramente, a Instituição também pretende abrir esses espaços para a comunidade.
Mario Vargas Llosa ao receber o prêmio Nobel de Literatura em 2010 disse que “um mundo sem literatura se transformaria num mundo sem desejos, sem ideais, sem desobediência, um mundo de autômatos privados daquilo que torna humano um ser humano: a capacidade de sair de si mesmo e de se transformar em outro, em outros, modelados pela argila dos nossos sonhos”.
Acredito piamente na relevância da leitura em todas as fases de nossa vida. E o seu estímulo deve começar desde o início. O incentivo do entorno da criança, sejam seus pais, professores, familiares é muito importante nesta fase inicial para a “criação” de leitores, para a criação do hábito da leitura, desenvolvendo desta forma o gosto de ler e adquirindo a percepção da sua importância no desenvolvimento da criatividade, imaginação, das emoções, dos sentimentos e da capacidade cognitiva.
Sabemos que durante a infância, diversas funções da cognição podem ser estimuladas por meio de incentivos diários.
Ler é viver e conviver! É voar com a imaginação sem sair do lugar!
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