Leitores se constroem com espaços de incentivo à leitura (parte 1) - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Leitores se constroem com espaços de incentivo à leitura (parte 1)

CECÍLIA MEYER

Educadora e presidente do Instituto MPD

Desde que a pandemia se instalou no mundo, cerca de 1,5 bilhão de estudantes ficaram fora da escola em mais de 160 países, segundo relatório do Banco Mundial. No Brasil, milhares de crianças estão sem acesso às escolas. Cerca de 85% da população brasileira depende da escola pública, e a maioria dessas escolas ainda não retomou suas atividades.

Além de estarem vivenciando uma pandemia, a grande maioria das crianças que frequentam as escolas públicas, não têm acesso à tecnologia, o que impossibilita as aulas remotas. Também estão sem acesso a bibliotecas, espaços de lazer e outros serviços públicos necessários para garantir seu desenvolvimento educacional.

Nesse momento atípico que estamos vivendo, incentivar a leitura, é uma das formas de tornar esse ano mais leve, prazeroso e produtivo. O dia 7 de janeiro, inclusive, é comemorado o dia do leitor, e a data criada em 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Roca é um bom momento para pensarmos sobre a importância da leitura.

Os livros são importantes até mesmo antes de começarmos a falar, onde as gravuras coloridas fazem o papel de “chamar a atenção”. O ato de manusear, ouvir as histórias, já neste momento, a criança está exposta à leitura. Na contação de histórias, o adulto e a criança estão juntos, dividindo um momento precioso, de intimidade e troca de emoções. Um momento particular.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura, o mais importante medidor do hábito de leitura do brasileiro, nos revela que atualmente a média de livros lidos pelos brasileiros é de 2,6 por ano. Em 2015 era de 4,95, como diz o estudo do Instituto Pró-Livro. Entre 2015, ano da última edição, e 2019, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores. O estudo considera leitor aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses.

A boa notícia é que houve aumento de leitores na faixa de cinco a dez anos. E a principal motivação para ler livros entre jovens e adolescentes é o gosto pela leitura mesmo, diferente das demais faixas etárias, que buscam a leitura como algo importante para sua carreira ou religião, segundo o levantamento. Por outro lado, a pesquisa constatou que, todas as demais faixas etárias estão lendo menos livros ano a ano. No tempo livre, está havendo um aumento significativo de outras atividades de lazer como o uso da Internet (de 47% para 66%) e o uso do WhatsApp (de 43% para 66%).

ortante para sua carreira ou religião, segundo o levantamento. Por outro lado, a pesquisa constatou que, todas as demais faixas etárias estão lendo menos livros ano a ano. No tempo livre, está havendo um aumento significativo de outras atividades de lazer como o uso da Internet (de 47% para 66%) e o uso do WhatsApp (de 43% para 66%).