Com 47 escolas, evento reuniu público de 2500 pessoas no Ginásio Tancredo Neves
“Vocês não têm ideia do orgulho que tenho em estar aqui, onde tudo começou. Foi esta competição que me abriu as portas do mundo, e espero que outros jovens possam seguir este mesmo caminho que o esporte proporciona”. Entre depoimentos e incentivos, esta foi a mensagem da atleta Kamilla Cardoso, titular da Seleção Brasileira Adulta Feminina e da WNBA. Ela foi a convidada de honra da solenidade de abertura oficial dos Jogos Escolares de Montes Claros, realizada na noite dessa sexta-feira (11/4). Kamilla Cardoso acendeu a pira olímpica diante do público de 2,5 mil pessoas.
Com 47 escolas participantes, o evento foi conduzido pelo prefeito Guilherme Guimarães, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Estiveram presentes o deputado estadual Arlen Santiago, o vice-prefeito Otávio Rocha, vereadores, secretários municipais, imprensa, pais e familiares dos atletas, diretores e professores escolares.
Em sua mensagem, o prefeito destacou os impactos dos Jogos, que nesta edição tem 20% a mais de inscritos em relação a 2024, com 1.400 atletas. E enalteceu a presença da jogadora da Seleção Brasileira: “a Kamilla é um exemplo de como o início é primordial desde que se tenha incentivos”. Em nome das demais pastas, a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Juliana Peixoto, destacou a atuação conjunta dos diversos segmentos da Prefeitura na realização dos Jogos, em especial a parceria com a Secretaria de Educação.
INCLUSÃO | Técnico do time de vôlei da Escola Estadual de Aparecida do Mundo Novo, o professor Vítor Igor do Nascimento traduz o poder de inclusão dos Jogos Escolares como uma “transgressão do bem”. Segundo ele, “o esporte possibilita transgredir limites, e muito além da questão geográfica”, já que o distrito onde trabalha fica a 80 quilômetros da zona urbana de Montes Claros.
“Estou numa comunidade onde as coisas são diferentes, as rotinas, as distâncias, os hábitos. E o esporte consegue quebrar paradigmas, ensinar, humanizar, socializar e ensinar a cada um os seus valores em equipe e na sociedade, e mostrar como a zona rural é potente”, disse Vitor. O professor leciona por três dias na semana naquele distrito, e fora do horário convencional das aulas, assumiu um projeto voluntário de treinamento de voleibol para crianças e jovens no contraturno escolar, e sonha com uma final nesta edição dos Jogos.
Esta fase municipal se estenderá até o dia 25 de abril nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, e definirá os campeões de Montes Claros para a disputa de uma das microrregionais do Norte de Minas, em junho. O município será a sede após um hiato de vários anos.
Ao final do evento de abertura, encerrado às 21h30, Kamilla Cardoso teve tempo para todas as solicitações de fotos e vídeos dos fãs adultos e crianças. Aos 14 anos e com 1,80 metro de estatura, Bia Lacerda sonha em seguir os passos de Kamilla, de quem fez questão de ficar perto após o evento, e ainda fazer fotos. “Ela é uma inspiração para todos, ainda mais para mim que jogo o basquete e sei que o meu treinador Rubem foi o dela também”.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)