A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) deu início a uma série de eventos técnicos preparatórios para os jurados do Concurso Cachaças Mineiras 2024 – 1º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras.
Até o final de agosto, serão três encontros de treinamento para padronizar e balizar os jurados na análise sensorial das cachaças. Foram selecionados 25 jurados que têm experiência em concurso, formação profissional ou notório saber na área de bebidas alcoólicas destiladas.
O primeiro encontro dos jurados do concurso foi realizado no Laboratório de Análise Sensorial da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Eles passaram por testes de triangulação, para diferenciação de amostras da bebida.
As próximas etapas do treinamento serão de comparação pareada, para identificação de atributos da cachaça, e o uso da planilha de avaliação que será usada durante os julgamentos.
“Com este treinamento, essa turma irá avaliar os mesmos atributos, da mesma forma, com a mesma intensidade. Então a gente consegue padronizar o concurso”, explica a farmacêutica e professora da UFMG, Camila Fanti.
Foi desenvolvida uma metodologia para o concurso, com análises visuais, olfativas e gustativas. Além da Emater-MG e da UFMG, fazem parte da equipe responsável pelo treinamento de análise sensorial o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Universidade Federal de Lavras (Ufla), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas.
“Os professores dessas instituições de ensino, da área de análise sensorial, são parceiros da Emater-MG para fazer uma calibração desses jurados durante as atividades no laboratório”, explica a coordenadora técnica de Agroindústria da Emater-MG, Thaís Kalil.
Inscrições para o concurso
Os produtores interessados em participar do Concurso Cachaças Mineiras 2024 têm até a próxima quarta-feira (31/7) para preencher o formulário de inscrição, disponível no regulamento do concurso, e entregá-lo no escritório da Emater-MG do respectivo município.
Após a avaliação da ficha de inscrição pela comissão organizadora, os produtores aprovados serão notificados pela Emater-MG e terão até o dia 9/8 para enviar a cópia dos documentos obrigatórios e as amostras concorrentes para o endereço em Belo Horizonte, indicado no regulamento do concurso. O anúncio dos vencedores será em novembro.
Podem participar do concurso produtores/engarrafadores e padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, devidamente registrados junto ao Ministério de Agricultura, com as denominações Cachaça de Alambique e Aguardente de Cana.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3349-8120 ou pelo e-mail: cachacasmineiras@emater.mg.gov.br.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)