JOVENS EMPREENDEDORES | Estudantes de escolas municipais participam de curso de formação profissional - Rede Gazeta de Comunicação
JOVENS EMPREENDEDORES | Estudantes de escolas municipais participam de curso de formação profissional

Estudantes do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros participam de mais um ciclo do programa Jovens Empreendedores, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (INFMG) Campus Montes Claros, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Educação. Nesta etapa, o programa beneficia 80 estudantes das escolas municipais João Valle Maurício, Mestra Fininha, Rotary São Luiz e Zizinha Pires.

A aula inaugural, realizada na tarde dessa terça-feira, 7, contou com a participação dos alunos das escolas municipais João Valle Maurício e Mestra Fininha, do vice-prefeito Guilherme Guimarães, do diretor geral do IFNMG Campus Montes Claros, Renato Cota, da secretária de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, além de professores e técnicos da Secretaria de Educação e do IFNMG.

O programa jovens empreendedores tem como objetivo promover a formação profissional de alunos da rede pública municipal de ensino. “O projeto é uma iniciativa inovadora do IFNMG Campus Montes Claros, em parceria com a Prefeitura, criando um ecossistema de educação que possibilita a esses jovens interagir com o que há de mais moderno em termos de Ciência, de Tecnologia e de Economia 4.0, para que eles possam sonhar alto e desenvolver suas habilidades e competências”, explica Renato Cota.

De acordo com a secretária Rejane Veloso, os objetivos do programa estão alinhados com a proposta de Ensino em Tempo Integral ofertado nas escolas municipais. “As aulas no tempo integral ocorrem no contraturno escolar, e os alunos recebem reforço de português e matemática e participam de atividades esportivas e culturais. Com o programa Jovens Empreendedores, os estudantes também têm a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional com uma proposta diferente, com parte dos cursos através de uma plataforma de aprendizagem on-line e parte com oficinas práticas presenciais, realizadas nas escolas e no campus do Instituto Federal”, observa a secretária.

Já o vice-prefeito Guilherme Guimarães destaca que o ensino integral possibilita a formação dos estudantes e sua preparação para os desafios do mercado de trabalho, que exige profissionais cada vez mais qualificados. “Essa é uma oportunidade de fazer, de fato, o ensino e a prática, contribuindo para a formação do cidadão completo, valorizando os professores, que têm mais tempo para ensinar, e, sobretudo, os alunos, que têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e ampliar as possibilidades de inserção profissional no mercado de trabalho”, avalia.

Grade de cursos

A parceria para o programa Jovens Empreendedores iniciou em 2023. Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Mestra Fininha e Dona Vidinha Pires foram os primeiros a participar dos cursos, na primeira e segunda etapas. Na terceira etapa, o programa integrou as escolas municipais João Valle Maurício e Rotary São Luiz.

O quarto ciclo, iniciado nesta semana, oferece o curso “MyCode”, com oficinas destinadas ao pensamento computacional, incentivando a cultura maker por meio da programação em blocos e robótica educacional; o curso “Jovens inventores”, com iniciação tecnológica no contexto de prototipagem física por meios digitais; “Prolimp”, com iniciação tecnológica no processo de fabricação de produtos de limpeza; “Startmaker”, com oficinas maker com materiais recicláveis; e o curso “Na trilha do empreendedorismo”, de formação empreendedora e economia 4.0. (JERUSIA ARRUDA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: