Estudantes do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros participam de mais um ciclo do programa Jovens Empreendedores, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (INFMG) Campus Montes Claros, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Educação. Nesta etapa, o programa beneficia 80 estudantes das escolas municipais João Valle Maurício, Mestra Fininha, Rotary São Luiz e Zizinha Pires.
A aula inaugural, realizada na tarde dessa terça-feira, 7, contou com a participação dos alunos das escolas municipais João Valle Maurício e Mestra Fininha, do vice-prefeito Guilherme Guimarães, do diretor geral do IFNMG Campus Montes Claros, Renato Cota, da secretária de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, além de professores e técnicos da Secretaria de Educação e do IFNMG.
O programa jovens empreendedores tem como objetivo promover a formação profissional de alunos da rede pública municipal de ensino. “O projeto é uma iniciativa inovadora do IFNMG Campus Montes Claros, em parceria com a Prefeitura, criando um ecossistema de educação que possibilita a esses jovens interagir com o que há de mais moderno em termos de Ciência, de Tecnologia e de Economia 4.0, para que eles possam sonhar alto e desenvolver suas habilidades e competências”, explica Renato Cota.
De acordo com a secretária Rejane Veloso, os objetivos do programa estão alinhados com a proposta de Ensino em Tempo Integral ofertado nas escolas municipais. “As aulas no tempo integral ocorrem no contraturno escolar, e os alunos recebem reforço de português e matemática e participam de atividades esportivas e culturais. Com o programa Jovens Empreendedores, os estudantes também têm a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional com uma proposta diferente, com parte dos cursos através de uma plataforma de aprendizagem on-line e parte com oficinas práticas presenciais, realizadas nas escolas e no campus do Instituto Federal”, observa a secretária.
Já o vice-prefeito Guilherme Guimarães destaca que o ensino integral possibilita a formação dos estudantes e sua preparação para os desafios do mercado de trabalho, que exige profissionais cada vez mais qualificados. “Essa é uma oportunidade de fazer, de fato, o ensino e a prática, contribuindo para a formação do cidadão completo, valorizando os professores, que têm mais tempo para ensinar, e, sobretudo, os alunos, que têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e ampliar as possibilidades de inserção profissional no mercado de trabalho”, avalia.
Grade de cursos
A parceria para o programa Jovens Empreendedores iniciou em 2023. Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Mestra Fininha e Dona Vidinha Pires foram os primeiros a participar dos cursos, na primeira e segunda etapas. Na terceira etapa, o programa integrou as escolas municipais João Valle Maurício e Rotary São Luiz.
O quarto ciclo, iniciado nesta semana, oferece o curso “MyCode”, com oficinas destinadas ao pensamento computacional, incentivando a cultura maker por meio da programação em blocos e robótica educacional; o curso “Jovens inventores”, com iniciação tecnológica no contexto de prototipagem física por meios digitais; “Prolimp”, com iniciação tecnológica no processo de fabricação de produtos de limpeza; “Startmaker”, com oficinas maker com materiais recicláveis; e o curso “Na trilha do empreendedorismo”, de formação empreendedora e economia 4.0. (JERUSIA ARRUDA)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)