Jornada Universitária discute reforma agrária - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Jornada Universitária discute reforma agrária

Diversos grupos de pesquisa e movimentos sociais norte-mineiros promovem de até amanhã (17), a II Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) – “Desmontes dos direitos e resistência camponesa no esperançar de um novo sertão mineiro”. O objetivo é ampliar as discussões sobre a questão agrária brasileira e as singularidades da luta pela terra no Sertão Mineiro. O evento terá transmissão online pelo canal no YouTube.

Membro da Comissão Organizadora do JURA/Unimontes, o doutorando em Desenvolvimento Social pela Unimontes, Yan Victor explica que o evento conta com a participação de grupos de pesquisa, ensino e extensão que trabalham com a temática no Norte de Minas e Semiárido Mineiro que pretendem ampliar a diversidade, defesa da Universidade Popular, da Educação do Campo, Indígena e Quilombola, dos Povos e Comunidades Tradicionais, dos Povos Indígenas, do campesinato e da Reforma Agrária Popular.

Os grupos que compõem a II Jura na Unimontes são o Laboratório de Educação do Campo no Semiárido Mineiro: Identidade Território e Agroecologia (LabÉdoCampo), Laboratório de Educação Ambiental e Ecologia Humana (LEAEH), Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA), Grupo de Estudos interdisciplinares com Povos Indígenas na Unimontes – (Geipi-Abá), Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular (Gteco-Etnopo) e Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA/Opará). 

Também participam da proposta Articulação Por Uma Educação do Campo no Semiárido Mineiro; Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/ Regional Norte de Minas. (GA)