GIRLENO ALENCAR
Até sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (SME) realiza a Jornada Pedagógica 2024, que neste ano amplia o debate sobre a Educação Inclusiva. “A proposta é promover uma reflexão sobre a educação especial a partir da visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos”, explica a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso.
A programação desta terça-feira (6), foram realizadas duas palestras sobre o tema, de forma remota. Pela manhã, o professor Dr. Décio Nascimento Guimarães, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação, explanou sobre “Educação para todos: práticas pedagógicas no contexto da inclusão”. Doutor e mestre em Cognição e Linguagem, Décio Nascimento é cego desde a adolescência, e ressalta que a educação para todos é um direito universal e um dever do Estado, da família, da sociedade, e principalmente dos trabalhadores da educação. “Historicamente, as escolas são planejadas para um tipo ideal de estudante. E é nesse sentido que nós, profissionais da educação, nos desafiamos no dia a dia, a repensar essa escola para a diversidade humana. E essa ação precisa ser coletiva para que realmente inclua todas as pessoas, indistintamente”, observa.
“Acessibilidade e práticas inclusivas”, foi o tema da outra palestra apresentada pela professora Maria Alice Duarte Pereira, coordenadora pedagógica da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Barretos (SP). As palestras são realizadas no auditório da Escola Técnica, com participação presencial de diretores, supervisores e técnicos da SME, e transmitidas pelo canal da Secretaria no YouTube para cerca de dois mil servidores, nas unidades de ensino.
Paralelamente, a programação da Jornada Pedagógica também ocorre em outros espaços. Na nova sede da Prefeitura, no bairro Jaraguá, motoristas e monitores do Transporte Escolar participam de curso de formação. Pela manhã, o Corpo de Bombeiros ministra o curso de Primeiros Socorros, e à tarde, a Defesa Social apresenta a metodologia e práticas no uso de detectores de metais. Ontem (6) teve também curso de formação para professores na Escola Municipal Dona Vidinha Pires (bairro Vargem Grande) e orientações para diretores e supervisores pedagógicos da Educação Infantil, na Escola Técnica.
Realizada anualmente, sempre no início do ano escolar, a Jornada Pedagógica tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento e aprimoramento das atividades educativas dos servidores do Sistema Municipal de Ensino. A programação segue até sexta-feira, com formações para professores do Maternal à Educação de Jovens e Adultos – EJA, planejamento com participação de professores e supervisores pedagógicos, e apresentação do Plano Anual de Trabalho. A jornada encerra-se na sexta-feira, 9, com a palestra “Brain Gym e a inclusão escolar: a Autorregulação como apoio à aprendizagem”, proferida pela professora Késcia Carvalho, das 8 às 11; e palestra sobre as “Boas práticas e inclusão em Saúde Mental”, proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, que é de montes claros e preside a associação brasileira de psiquiatria.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)