Iniciativa pretende sensibilizar moradores sobre a importância de executar as ligações de esgoto antes dos serviços de asfaltamento das ruas
A Copasa e a Prefeitura de Janaúba, no Norte de Minas, se uniram para buscar a adesão dos clientes cujos imóveis ainda não são conectados à rede de esgotamento sanitário da cidade. Isso porque a administração municipal programou para as próximas semanas as obras de recapeamento asfáltico de 11 vias públicas do Centro e dos bairros Cerâmica, Esplanada, Santa Cruz, São Gonçalo e Saudade.
Essa medida visa evitar que, após a conclusão do recapeamento, as ruas sejam danificadas novamente para a instalação das redes coletoras e ligações prediais de esgoto – situação que provoca a necessidade de novos investimentos e gera transtornos para a população.
Para divulgar essa iniciativa entre a população, a Companhia, em parceria com as secretarias municipais de Obras e Assistência Social, está realizando no município atividades de mobilização social com os moradores da região que receberá as obras.De porta em porta, a equipe da prefeitura distribui material informativo com orientações a respeito da importância da coleta e do tratamento dos efluentes para a melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde da população, bem como para a preservação do meio ambiente.
Outro assunto tratado nas visitas aos domicílios é a utilização correta das redes de esgotamento sanitário – ação que evita o entupimento da tubulação, o extravasamento dos efluentes para as vias públicas e o retorno do esgoto para o interior dos imóveis.
Os moradores recebem ainda informações sobre a construção do ramal interno de esgoto e a posterior ligação ao poço luminar – estrutura da Companhia que recebe o esgoto das residências e conecta a rede coletora. Ao longo das visitas, os moradores ainda podem esclarecer dúvidas relativas aos valores de tarifas de água e esgoto, aos critérios para adesão à tarifa social e aos canais de atendimento disponíveis para contato com a Companhia.
De acordo com o gerente regional da Copasa em Janaúba, HerlenUeslei Ferreira Cardoso, é imprescindível o apoio da população para a adesão ao sistema de esgotamento sanitário do município, iniciativa que vai proporcionar inúmeros benefícios para as condições de saúde, a qualidade de vida, o meio ambientee o desenvolvimento urbano. “Além de conscientizar os moradores sobre as melhorias geradas pela coleta, pelo transporte e tratamento de esgoto, esse trabalho de mobilização visa contribui com a manutenção da malha viária e da infraestrutura da cidade”, destacou.
Benefícios
O tratamento de esgoto proporciona benefícios sociais, econômicos e a melhoria das condições de saúde das pessoas. Entre outras vantagens, o sistema de esgotamento sanitário possibilita ao município receber o ICMS Ecológico, como forma de incentivo para a criação de mais áreas de preservação ambiental ou para a melhoria das condições dos atuais espaços existentes, proporcionando melhora na vida da população local.
Além disso, a destinação adequada do esgoto evita a propagação de doenças de veiculação hídrica, melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e traz mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.
Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação do município, que está recolhendo os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia. Nesse cenário, são gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e da contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)