JAÍBA | Circuito gastronômico segue até setembro - Rede Gazeta de Comunicação

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JAÍBA | Circuito gastronômico segue até setembro

Evento promove a valorização da produção rural

O mineiro é reconhecido mundialmente por muitos motivos, entre eles, por produzir de forma eficaz no campo e preparar riquezas da nossa culinária. E é a junção dessas qualidades que guia o Festival gastronômico Bar e Prosa – do Agro para o Prato, em Jaíba, no Norte de Minas. O festival, idealizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso, segue até o dia 17 de setembro.

O objetivo é valorizar a produção rural local, o polo de fruticultura, por meio de uma competição entre receitas de bares e restaurantes. As receitas precisam ter frutas produzidas na região do projeto de irrigação, como banana, manga, limão e mamão. O melhor prato será escolhido pela votação do público. Dez estabelecimentos participam do festival, que teve início no fim do mês de julho.

“O projeto valoriza o produtor rural e a fruticultura, que já tem relevância, com identidade geográfica reconhecida, e também é um momento importante para a economia local. Os bares e restaurantes estão dispostos a promover experiências diferenciadas e, com isso, a gente também gira a economia”, destacou o presidente do Sindicato Rural, Ciro Souza.

Além do Sindicato, o projeto, aprovado na Lei Paulo Gustavo, tem o Sebrae e a Prefeitura de Jaíba como realizadores e o Sistema Faemg Senar como parceiro.

Valorização regional

Maicon Fernandes Barbosa representa dois estabelecimentos na disputa e vê o projeto como importante para a região como um todo, inclusive para o fortalecimento da produção rural. “A maioria dos produtores é da agricultura familiar, e o festival vai agregar muito valor. Essa união vai ajudar a todos. Talvez até possa surgir uma patente de um prato novo, que leve o nome da região”, contou o empreendedor.

Além do concurso, os estabelecimentos participantes receberam consultoria dentro do Prepara Gastronomia, do Sebrae-MG. Agora, eles entendem melhor como se posicionar no mercado e aprimorar o seu negócio, valorizando o potencial regional.

“A região tem girado um turismo de negócio. Então, é relevante fazer essa promoção das frutas. Por meio da nossa culinária e daquilo em que somos referência, esperamos que haja um maior conhecimento da população sobre a importância da indicação geográfica e um aumento da demanda por esses pratos nos estabelecimentos. Para a próxima edição, já temos uma lista de espera”, explicou a analista do Sebrae Minas, Cleris Bibbo.