Jaíba amplia articulação para o fortalecimento do hospital municipal - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Jaíba amplia articulação para o fortalecimento do hospital municipal

GIRLENO ALENCAR

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros recebeu, na quarta-feira (9), a visita de seis vereadores da Câmara Municipal de Jaíba com o objetivo de ampliar as articulações com vistas ao incremento das atividades do hospital municipal daquela localidade. Trata-se de instituição criada há mais de 20 anos e que, atualmente, executa atendimentos ambulatoriais. Porém, os vereadores e o município tem o interesse de reativar o bloco cirúrgico para a realização de procedimentos de média complexidade.

O encontro contou com a participação da superintendente regional de saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e dos coordenadores de Vigilância Sanitária, Valcir Teixeira; de Atenção à Saúde, João Pereira Alves e; de Regulação, Cleiton Francis Carnielli. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Liliane Pereira Soares, Reginaldo Ferreira de Oliveira, José Aparecido Soares Nascimento, Denis Fernandes Cruz, Reidion Gonzaga dos Santos e Carmelindo José de Oliveira.

Na oportunidade, os vereadores destacaram que pelo fato de sediar o maior perímetro irrigado da América Latina, o município de Jaíba conta atualmente com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes. Trata-se do segundo maior município da microrregião da Serra Geral de Minas Gerais. Em virtude da densidade populacional oriunda de várias regiões do país em virtude da grande geração de empregos proporcionada pela atividade agropecuária, os vereadores entendem que os serviços de saúde precisam ser melhor estruturados. Isso possibilitará agilizar os atendimentos, evitando que os usuários dos serviços de saúde tenham que se deslocar para Janaúba, Porteirinha ou Montes Claros para a realização de procedimentos mais complexos.

A superintendente regional de saúde explicou que o município de Jaíba ocupa posição estratégica no Norte de Minas e que, por isso, merece atenção seguindo as orientações constantes nas normas técnicas. Nesse contexto, Dhyeime Marques frisou que o projeto de reativação do bloco cirúrgico do hospital municipal está em análise na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que, brevemente, deverá emitir parecer técnico.

Os coordenadores de vigilância sanitária, atenção à saúde e de regulação da SRS também destacaram que, num planejamento de médio prazo, além de dotar o hospital de estrutura com capacidade para realizar os atendimentos de urgência, o município também precisa fortalecer os serviços de atenção primária à saúde o que, consequentemente, reduzirá as demandas de atendimentos da população nos hospitais da região. A reestruturação do hospital municipal deverá levar em conta as principais demandas de atendimentos da população nos níveis de baixa e média complexidade em saúde, aliando a necessidade de garantir a sustentabilidade financeira da instituição, a aquisição de equipamentos e a contratação de profissionais com capacidade técnica para resolver as demandas de saúde da população.