No mês de abril, teve início o prazo para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 em Montes Claros. O contribuinte poderia escolher entre realizar o pagamento à vista, que foi a opção preferida por mais da metade dos contribuintes, no ano passado, para aproveitar os 4% de desconto, ou parcelado em até sete meses, desde que a parcela fosse de, no mínimo, R$ 60,00.
São cerca de 192 mil unidades espalhadas pelos 240 bairros cadastradas no Município, entre imóveis residenciais, empresas e lotes vagos, e o pagamento em dia permite que a Administração Pública continue oferecendo serviços de qualidade à população, realize o pagamento dos servidores em dia e execute as obras de infraestrutura necessárias.
O valor do IPTU é calculado levando em consideração o valor venal do imóvel, o tamanho do terreno, a localização da propriedade e a área construída. A legislação municipal define os critérios para a solicitação da isenção da taxa que deve ser requerida anualmente e em qualquer época do ano.
No caso dos idosos, por exemplo, o valor do imóvel não pode ultrapassar R$ 70.657,38, deve ser destinado a moradia, sem finalidade comercial, e ser seu único imóvel. A renda familiar mensal também não pode superior a dois salários mínimos. A isenção pode ser solicitada no hall do prédio-sede da Prefeitura de Montes Claros, na avenida Cula Mangabeira, no Centro, ou pela internet, através do portal da Prefeitura de Montes Claros pelo link https://financas.montesclaros.mg.gov.br/atendimento-online. (ATTILIO FAGGI)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)